Em algum momento da sua vida você já deve ter sido a pessoa que bebia qualquer cerveja, não é mesmo? Pode assumir, todo mundo já passou por essa fase. No entanto, se você chegou até esse conteúdo é porque quer aprender mais sobre essa bebida e até produzir a sua própria. Um bom começo, nesse caso, é aprender a apreciar sua cerveja do jeito certo.
Exatamente. Muitas pessoas por aí, inclusive ao seu redor, bebem cerveja, mas não valorizam suas características verdadeiramente. A popularização da bebida e a falta de informação nos levou a esse padrão. O objetivo deste artigo é apresentar algumas dicas que vão te ajudar a apreciar sua cerveja como ela e você merecem. Aproveite!
Como apreciar sua cerveja do jeito certo? Veja nossas dicas!
Para conseguir apreciar sua cerveja da melhor forma, sugerimos que as primeiras experiências você faça sozinho ou acompanhado de uma pessoa que entenda bem da bebida. Aquele churrasco com os amigos ou happy hour da empresa não é o momento ideal para esse processo, pois você não estará concentrado e qualquer coisa pode tirar sua atenção.
Entender a cerveja, identificar suas características e ter uma experiência diferenciada exige que, pelo menos no início, sua atenção seja dedicada a esse momento. Agora vamos às dicas?
Primeiro de tudo, o aroma
Abra a cerveja e sinta o seu aroma. Esse primeiro contato deve ser imediato, pois muitos aromas presentes na bebida se perdem depois de um curto período. Por isso, não perca tempo e aproveite esse momento o máximo que puder.
Depois de um tempo, cheire a cerveja novamente. Notou alguma diferença? Quais são os aromas que predominam? Tem algum aroma semelhante com algo que você conhece? Alguns cervejeiros, quando estão iniciando seus estudos, fazem diários com anotações desses processos. Isso pode te ajudar.
Observe a estética da cerveja
A cor da cerveja pode variar de acordo com seus ingredientes, indo do amarelo-palha ao preto. Seu aspecto também pode ir de límpido, levemente turvo e totalmente turvo. A espuma pode ser cremosa, ter cores diferentes, variar no tamanho das bolhas e ser mais ou menos persistente, além de indicar se a cerveja tem qualidade ou não.
As características visuais da cerveja são diversas e você pode passar bons minutos observando todas. Alguns exercícios, como inclinar e girar o copo, revelam outros aspectos. Nesse caso, as partículas de espuma ficam suspensas ou vão para o fundo do copo? São muitos pontos para avaliar e você ainda nem experimentou seu sabor.
Agora sim, beba a cerveja
Dê um bom gole na cerveja e deixe que o líquido preencha a sua boca. Permaneça assim por alguns segundos. Nesse momento, analise os seus sabores básicos, observe se é amargo, azedo, doce, salgado ou apresenta outro aspecto ao paladar.
Qual é a sensação de peso que a cerveja causa em sua língua, mais leve ou pesada? Agora, você já pode engolir a bebida. Qual é a sensação que lhe causou? Ficou algum sabor na sua boca? Esse sabor que fica depois que você já engoliu a bebida se chama retrogosto.
É importante entender que a sensação na boca e o gosto são características diferentes. Os gostos são divididos em apenas 5 aspectos e estão relacionados com o paladar, enquanto as sensações estão relacionadas com o tato e podem ser classificadas como corpo, carbonatação, textura e picância.
Beba a cerveja novamente. O sabor inicial está igual ou diferente? Consegue identificar outras características e sabores? Observe se a cerveja é mais leve ou pesada, combinaria com qual tipo de evento? Um dia na praia, por exemplo, ou outra ocasião?
Por fim, reúna todos os aspectos percebidos e avalie toda a experiência. Como citamos anteriormente, um caderninho ou bloquinho de anotações pode te ajudar a tornar essa experiência mais rica, reunindo todas as percepções e comparando as anotações com outros experimentos.
Certamente, nas próximas vezes que você experimentar essa mesma cerveja, não será como a primeira. Compartilhe conosco a sua jornada, queremos saber o que mudou da forma com que você apreciava sua cerveja para agora.