O cold crash é o processo adotado pelo cervejeiro que quer clarificar a sua cerveja. Apesar de ser um método bastante difundido, algumas pessoas ainda têm dúvidas e enfrentam certa dificuldade em realizar o procedimento.
Neste artigo, listamos 4 dicas para fazer o cold crash que vão te ajudar a ter sucesso na clarificação da sua cerveja. Acompanhe a seguir!
Cold crash: 4 dicas para clarificar a sua cerveja artesanal
O cold crash é um processo que depende do esfriamento da cerveja para funcionar. Você terá que reduzir a temperatura da sua cerveja, a medidas próximas do congelamento, e rapidamente. Veja a seguir as dicas que temos para te ajudar!
Utilize um freezer ou refrigerador
O balde de cerveja deve ser colocado em um local frio, com temperatura próxima a de congelamento. Isso requer bastante cuidado e atenção, pois a cerveja não pode congelar, a menos que você esteja produzindo uma Eisbock. Um cilindro revestido de dietilenoglicol dispensa o uso desse ambiente.
Outra alternativa é optar por um refrigerador antigo, pois basta reduzir a temperatura ao máximo e esperar. Um refrigerador novo vai exigir que você tenha um termostato do lado de fora, para acompanhar e impedir que a temperatura atinja um nível de congelamento.
Seja paciente
Todo processo de produção de cerveja exige paciência, pode demorar meses para que a bebida fique pronta e com o cold crash não seria diferente. Depois de colocar a sua cerveja no ambiente frio e escuro, espere.
Cepas de leveduras floculantes podem levar apenas um dia ou dois para clarificar. Outros tipos de fermento, no entanto, precisam de mais dias para começar a brilhar. Por isso, considere algumas semanas nesse processo. Não se apresse, mas também não exija muito nesse momento. Explicamos no próximo tópico.
Não espere atingir a perfeição
É possível que você se sinta angustiado porque sua clarificação não atingiu a transparência esperada. A cerveja continuará clarificando no barril ou na garrafa, mesmo depois do processo de cold crash. Por isso, você não precisa esperar pela transparência perfeita.
Conheça suas preferências
Um erro cometido por muitos cervejeiros é usar o cold crash como um processo de clarificação com objetivo de deixar sua receita igual a de outra cerveja. O que queremos dizer com isso é que marcas de cerveja contam com processos industriais para atingir determinada característica e tentar reproduzi-las só vai lhe causar frustração.
Obviamente que cada estilo conta com suas especificidades, a Witbier é mais turva, enquanto a Pilsen será mais cristalina. Mas você deve definir seu próprio parâmetro, entender o que gosta e o que não gosta para atingir o resultado que espera. No final das contas, tudo se resume a gosto. Lembre-se disso.
Você já fez o cold crash para clarear a sua cerveja? Existem outros métodos que também podem ser utilizados, como uso de gelatina, por exemplo. Qual você já usou? Quer conhecer algum processo específico? Conte para gente nos comentários abaixo!