O blog para quem gosta
de fazer cerveja de verdade!
  • Produção
  • Curiosidades
  • Eventos
  • Harmonização
  • LOJA VIRTUAL
Menu
  • Produção
  • Curiosidades
  • Eventos
  • Harmonização
  • LOJA VIRTUAL
Home
/
4 ingredientes essenciais para a sua cerveja artesanal
  • Produção

4 ingredientes essenciais para a sua cerveja artesanal

Uma cerveja pode conter diversos ingredientes que proporcionarão o aroma, corpo, sabor característico e que atendam ao paladar de quem produziu. Porém, por maior que seja a lista e as combinações, existem 4 ingredientes fundamentais e que não podem faltar em nenhuma receita de cerveja artesanal.

Você sabe quais são eles? Se você já é leitor aqui do blog ou já pesquisou em outros canais sobre a produção de cerveja artesanal já deve saber que ingredientes são esses. Neste conteúdo, vamos mostrar quais são e explicar sua importância no processo. Confira!

Quais são os ingredientes essenciais para produzir uma cerveja artesanal?

A Reinheitsgebot é uma lei, promulgada em 23 de abril de 1516, pelo duque Guilherme IV da Baviera, que instituiu que uma cerveja pura deve ter apenas água, malte de cevada e lúpulo. Porém, naquela época, a levedura, quarto ingrediente necessário em uma cerveja, ainda não era conhecida e utilizada.

Com o passar dos anos outros ingredientes, como frutas, xarope, mel e especiarias foram adicionados às mais variadas receitas. A verdade é que a produção de uma boa cerveja artesanal não exige nada além de água, lúpulo, cevada e levedura. Veja a seguir porque esses elementos são tão importantes e necessários.

Qual é a função de cada ingrediente da cerveja

Antes de começar a produzir uma cerveja artesanal em casa, é importante conhecer seus ingredientes e entender a função que cada um exerce sobre o processo. Esse conhecimento ajudará a executar cada etapa com maior cuidado. Saiba como os ingredientes interferem na produção da sua cerveja.

Água

A água é 90% da cerveja. Para ser utilizada em seu processo de produção precisa ser filtrada e sem cloro. Também é interessante que tenha um nível de PH mais propício para a produção de cerveja, que é entre 5.2 e 5.5. Porém, se isso não for possível não vai influenciar negativamente no processo. O volume de água pode influenciar no sabor e teor alcoólico da cerveja, deixando-a mais forte, por exemplo.

Malte

Malte são grãos de cevada. Para serem transformados em malte, os grão são umidificados e têm o processo de germinação interrompido pela secagem. Isso acontece porque durante a germinação, o malte transforma o amido em açúcares para ajudar no processo da produção de cerveja, sendo consumidos pela levedura que vai produzir álcool e gás carbônico. O malte é moído, lavado, cozido e interfere na cor da cerveja, no corpo e no aroma.

Lúpulo

O lúpulo é extraído de uma planta chamada Humulus Lupulus. Apenas as flores femininas podem ser utilizadas na produção de cerveja, por ter uma substância resinosa, chamada Lupulina. É um conservante natural para a cerveja e pode ser dividido em três perfis:

  • Lúpulo de amargor: são adicionados no início do processo de fervura
  • Lúpulo de aroma: adicionados no processo final da fervura
  • Lúpulos híbridos: são adicionados em diferentes partes do processo, de acordo com o estilo da cerveja

Os lúpulos também podem ser adicionados no momento frio do processo. Essa ação é chamada de Dry Hopping e é realizada para tornar os aromas da cerveja mais intensos.

Os lúpulos são responsáveis por oferecer variações para cada tipo de cerveja, desde cítricos, florais, terrosas, etc. Além de contribuir com a estabilização e qualidade da espuma.

Leveduras

A Levedura é o fermento da cerveja e responsável por produzir efetivamente a cerveja. Esses microorganismos vivos atuam no processo de fermentação, consumindo o açúcar dos baldes para transformá-los em gás carbônico e álcool. Para a produção caseira, dois tipos de leveduras podem ser utilizados:

  • Leveduras de alta fermentação (Saccharomyces Cerevisiae): produzem cervejas da família Ale
  • Leveduras de baixa fermentação (Saccharomyces Calbergensis): produzem as cervejas da família Lager.

Como você pode ver, neste conteúdo, apenas quatro ingredientes são necessários para a produção de uma cerveja artesanal e são fundamentais para que o processo aconteça. Sem qualquer um desses ingredientes, a sua cerveja pode não alcançar o resultado esperado. No site da Central Brew você encontra os ingredientes principais e outros que quiser adicionar em sua cerveja.

AnteriorAnteriorColoração da cerveja: o que influencia no final
PróximoProcessos de produção de cerveja artesanal: brassagemPróximo

Veja Também

Como escolher a cerveja perfeita para cada ocasião

Como escolher a cerveja perfeita para cada ocasião

Seja uma festa de trabalho ou uma noite casual com amigos, a cerveja é sempre a escolha perfeita. Mas qual tipo de cerveja você deve

Leia mais »
Higienzação de cervejaria

A higienização na produção da cerveja artesanal

Quando se trata da higienização na produção da cerveja, a maioria das pessoas pensa que não é um trabalho necessário. No entanto, isso não é

Leia mais »

NEWSLETTER

Clique no botão de edição para alterar esse texto.

ACOMPANHE NOSSA PÁGINA

instagram

Central Brew
R. Ourinhos, 161
Mooca, São Paulo – SP
Loja virtual
www.centralbrew.com.br
Facebook Instagram
Telefone:
11 2528-7930
Whatsapp:
11 94020-3311
Desenvolvido por DNA Comunicação