Para quem aprecia o sabor e as nuances da cerveja, uma grande ambição é dar o primeiro passo como cervejeiro, criando a sua própria. Mas, se você não tem experiência nessa área, a tarefa pode, a princípio, parecer um pouco intimidante. Afinal, ninguém quer fazer uma cerveja que tenha um gosto ruim. Por isso, neste artigo, vamos apresentar as 5 principais dicas para começar a fazer sua própria cerveja com sucesso. Continue com a leitura para descobrir que dicas são essas!
Conheça as 5 principais dicas para começar a fazer sua própria cerveja
O processo de fabricação de cerveja artesanal é algo que atrai muitos amantes de cerveja. No entanto, ele também pode gerar muitas dúvidas. Por onde começar? O que usar? Como adquirir o equipamento necessário? As perguntas são inúmeras e podem fazer muitas pessoas desistirem antes de tentarem realizar esse sonho.
Se essa é a situação em que você se encontra, não se preocupe: É normal ter muitas questões antes de começar a aprender alguma coisa nova. O importante é persistir para melhorar cada vez mais, entendendo cada vez melhor o processo para fazer a sua própria cerveja.
Pensando nisso, separamos 5 dicas cruciais que vão ajudar no seu aprendizado. Confira!
Evite começar com cervejas mais alcoólicas
Cervejas com alto teor alcoólico têm sabores únicos e complexos, que são muito apreciados por amantes da bebida. Por isso, às vezes, um principiante já chega com a ambição de fazer uma cerveja assim, como a Imperial Stout, Doppelbock ou Barleywine.
É compreensível: Essas cervejas têm gostos intensos e que intrigam qualquer aspirante a cervejeiro. No entanto, justamente por isso, são cervejas que possuem processos de fabricação muito mais técnicos. Ou seja: É mais fácil dar errado.
Assim, para uma pessoa iniciante na área, o ideal é começar fazendo cervejas com teor baixo de álcool. Isso porque elas possuem uma proporção de malte menor, facilitando o processo de preparação do mosto.
Crie uma comunidade
Apreciar uma cerveja complexa que você mesmo fez na companhia de amigos é uma ótima experiência. Além disso, é uma boa ideia conhecer outros cervejeiros para trocar opiniões e dicas sobre a produção de cada um.
É possível fazer esse tipo de conexão em cursos voltados para a área. Não tenha medo de tirar dúvidas, trocar informações e aprender cada vez mais. O feedback alheio pode fazer toda a diferença no seu crescimento como cervejeiro.
Comece fazendo uma cerveja simples
A melhor maneira de começar a fazer sua própria cerveja é dando preferência a opções simples. Para isso, o ideal é começar por uma cerveja com malte de cevada.
O malte de cevada é perfeito para iniciantes porque ele facilita todo o processo de fabricação. Durante a malteação, ele sofre muitas modificações, fazendo com que, durante a mosturação, a única preocupação do cervejeiro seja a conversão do amido. Isso otimiza a produção, tornando-a mais acessível para quem está começando.
Garanta a higiene do local e dos equipamentos
É algo básico, mas não custa lembrar: Garanta que os equipamentos utilizados e o local de produção estejam limpos antes de começar a fazer a cerveja. Isso também vale para as garrafas. Elas devem ser higienizadas com cuidado, para remover qualquer tipo de resíduo.
Escolha bons equipamentos
A qualidade de uma cerveja depende muito da qualidade de sua produção. E isso é influenciado pelo tipo de equipamento que você escolhe utilizar.
Sendo assim, procure obter equipamento e ingredientes de locais confiáveis. A Central Brew Store, por exemplo, é uma loja que oferece tudo que você precisa para se tornar um cervejeiro de primeira. E aí, quer saber mais? Então não perca tempo: Visite o site e confira os produtos!