Produzir cerveja artesanal não é barato. Tem o custo dos equipamentos, o custo dos ingredientes e os custos invisíveis, como o tempo dedicado à produção, custos com gás, energia elétrica etc. No entanto, ter o prazer de tomar a própria cerveja compensa todos os gastos. Ainda assim, economizar é sempre um benefício, ainda mais para evitar o desperdício na produção de cerveja.
Neste artigo, listamos algumas dicas que vão te ajudar a ser mais econômico e reduzir o desperdício na produção de cerveja artesanal. Confira!
Como evitar o desperdício na produção de cerveja artesanal?
Aproveite o bagaço do malte
No processo de mostura, o malte e a água passam por um aquecimento, onde a temperatura é elevada para estimular as enzimas. Essas enzimas vão quebrar o amido do malte, transformando-os em açúcares menores. Em seguida, a mistura vai para outra panela para ser fervida. Nessa fase, o bagaço do malte é descartado.
O bagaço descartado ainda é rico em açúcares e, apesar de não poder ser reutilizado na produção de outras receitas, pode ser usado para fazer pães, biscoitos, cookies etc.
Evite o desperdício de água com o chiller de placas
O item de maior desperdício na produção de cerveja é a água, coincidentemente, a principal matéria-prima. A água corresponde a mais de 90% da cerveja pronta e é utilizada, em grande quantidade, no resfriamento do mosto, na limpeza e esterilização dos materiais e equipamentos.
Após a fervura do mosto, os microrganismos presentes são mortos pela alta temperatura. Esse mosto precisa ser resfriado logo na sequência e transferido para a panela de maturação para ser fermentado pelas leveduras.
O processo precisa ser ágil para evitar que o mosto seja contaminado. Para isso, é preciso fazer a troca da água quente para água fria, causando um consumo elevado desse elemento. O chiller de placas faz o resfriamento em um tempo muito menor do que outros recursos, permitindo que um volume menor de água seja usado.
Reutilize a água do processo de resfriamento
Na produção de cerveja caseira, é bastante comum o uso de sistema de arrefecimento sem recirculação. Esse processo aumenta o volume de água que é consumido e, consequentemente, o desperdício na produção de cerveja.
Entretanto, é possível economizar a água dessa etapa. Se o chiller, as bombas e mangueiras estiverem devidamente higienizados, a água do resfriamento poderá ser utilizada para outros fins não potáveis, como a rega de plantas, lavagem de carro, quintal etc.
Aprenda a reutilizar o fermento
As leveduras são responsáveis por promover a fermentação alcoólica dos açúcares do mosto e transformá-lo em cerveja. No processo de maturação, o excesso de leveduras vai para o fundo da panela e podem ser reutilizadas novamente.
Para isso, a lama que as leveduras formam precisam ser lavadas e separadas das leveduras mortas e outras substâncias que não serão mais utilizadas. Essa separação e lavagem pode ser feita com dois recipientes esterilizados, água, um refrigerador e uma válvula Air-lock.
Compre online
Na internet há uma variedade de lojas que te permitem comparar os preços e até encontrar maior variedade de insumos. Com isso, acaba sendo mais econômico comprar online. Na loja Central Brew sempre tem promoções, descontos e ofertas para garantir aquela economia e evitar o desperdício na produção de cerveja. Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro!