Se você decidiu começar a fazer cerveja já deve ter pesquisado bastante, ou não. Talvez, esse conteúdo seja o primeiro que você vai ler sobre o assunto, por isso, aqui vai a primeira dica: não se limite a ele. Tem muita informação sobre como começar a fazer cerveja disponível na internet e de forma gratuita.
O objetivo desse conteúdo é reunir algumas dicas práticas e que ainda não falamos aqui no nosso blog para ajudar os iniciantes. Pegue seu smartphone, tablet ou caderninho de anotações e comece a anotar tudo. Vamos lá?
Como começar a fazer cerveja? Veja 5 dicas para cervejeiros iniciantes
Tenha iniciativa
Existem muitas pessoas que querem começar a fazer cerveja, têm interesse no assunto, pesquisam bastante sobre, mas não começam. A produção de cerveja não é um processo simples, rápido ou barato. Exige dedicação, tempo e um certo investimento inicial. Todos esses aspectos acabam afugentando quem quer entrar nesse meio.
O problema é que ficar pensando nesses pontos só vai te afastar cada vez mais do seu desejo e sonho de se tornar um cervejeiro de sucesso. Por isso, o que você precisa para começar é iniciativa. Se você já está pesquisando há um tempo, comece a procurar por equipamentos ou kits e receitas. Se ainda está na fase de pesquisa, aprofunde-se mais ou busque um curso. Assim, você consegue fazer na prática e ver se gosta.
Domine o processo de produção
A produção de cerveja é quase que uma alquimia, depende dos processos bem executados e da combinação certa de ingredientes. Principalmente para quem está começando. Essa é a hora de treinar bastante. Isso vai te dar base para aperfeiçoar o que aprendeu e poder fazer testes e até criar suas próprias cervejas.
Seja paciente
Produzir cerveja demora, é um verdadeiro teste de paciência e pode ser um grande martírio para os mais ansiosos. Comece pequeno, produzindo pouco e receitas mais simples, vá se adaptando ao processo e não busque resultados antes do tempo. Para chegar ao sucesso de uma receita perfeito, é preciso ter tempo e dedicação.
Conhecimento nunca é demais
Ninguém sabe tudo ou é detentor de todo conhecimento do mundo. Se você está lendo este conteúdo, é porque também acredita nisso. Então, mesmo depois de aprender a fazer cerveja, continue estudando, buscando informação e se amparando em conceitos e teorias que vão te auxiliar em sua produção.
Faça sempre a sua melhor cerveja
Não produza cerveja por produzir, com pressa ou irritado, sem tempo ou paciência. Fazer cerveja exige sua completa atenção e concentração. Você precisa se dedicar àquilo. Quando for produzir, pense que está fazendo a melhor cerveja que você já fez. Defina uma meta e a siga. Isso vai te ajudar a dar sempre o máximo de si e a chegar em resultados sempre melhores.
No entanto, depois de pronta, caso sua cerveja não alcance seu objetivo, não se apegue a isso. Você está em evolução e diversos percalços vão surgir e podem atrapalhar seu caminho, mas seu foco deve ser sempre a melhoria contínua.