Imagina produzir aquela cerveja artesanal deliciosa, que você batalhou para deixar perfeita, e as pessoas nem saberem que ela existe. Um pesadelo, não é? Para não correr esse risco, é essencial que o investimento na divulgação da cerveja seja tão grandioso quanto o que você teve na produção, afinal, com o crescimento deste mercado, vem a necessidade de inovar para se destacar.
Para te ajudar a atrair os primeiros consumidores, trouxemos uma lista básica com as melhores técnicas para a divulgação da cerveja.
Deixe seu rótulo irresistível!
O primeiro passo é apelar para o visual, ou seja, escolher um rótulo atraente, capaz de se destacar dentre uma seleção de novas cervejas artesanais. Essa etapa ajuda a atrair curiosos, pessoas que gostam de conhecer novas opções da bebida, ao invés de pedir sempre as mesmas marcas.
Além disso, os aficionados pelas redes sociais, quando veem algo muito interessante, tem como primeiro instinto tirar uma foto e postar, logo, investir em uma arte bonita e chamativa contribui para a geração de mídia espontânea na divulgação da cerveja.
Apele para os cinco sentidos
Na hora de criar o rótulo, nada de colocar apenas informações técnicas e científicas. É importante utilizar essa área para despertar os cinco sentidos do consumidor, com descrições detalhadas de todos os sabores e aromas presentes na cerveja, sobre a cremosidade, refrescância, coloração, entre outros.
A utilização dos adjetivos corretos na descrição e até de um breve histórico e técnicas de produção do produto ajudam a despertar os desejos do público, portanto, é uma excelente estratégia de divulgação da cerveja. Só é importante lembrar que as informações presentes no rótulo devem seguir as regras do Inmetro, para que o MAPA libere o registro.
Utilize as redes sociais como vitrines
Estamos na era das redes sociais, portanto, o investimento nas principais mídias, como o Instagram (preferidinha dos consumidores) e o Facebook (rede mais utilizada no mundo inteiro), é imprescindível para arrasar na divulgação da cerveja.
Porém, não basta sair postando fotos esporádicas da cerveja, é necessário criar engajamento com os seguidores, por meio de posts interativos, sorteios e compartilhamento de informações que possam interessar ao público cervejeiro. Além disso, não se esqueça de conversar com os seguidores e sempre responder a todos os comentários e mensagens.
Invista no marketing de conteúdo
As estratégias de disseminação de informações não precisam parar nas redes sociais, afinal, há uma gama de opções de conteúdos digitais que podem aproximar sua marca do público-alvo e auxiliar na divulgação da cerveja, como blog posts, podcasts, vídeos, ebooks, entre outros. Basta criar as estratégias corretas para investir em conteúdos que atraiam a atenção do público cervejeiro.
Faça a divulgação da cerveja em mídias pagas
O investimento correto em mídia paga pode gerar resultados imediatos na divulgação da cerveja. Seja por anúncios do site e/ou landing page no Google, a partir dos leilões de palavras-chave; ou pelo impulsionamento de publicações nas redes sociais.
E como a influência é um dos pilares da comunicação atual, formar parcerias com influenciadores digitais é outro método excelente para a divulgação da cerveja. Essas parcerias podem ser pagas ou realizadas por troca de serviços.
Conhece outros métodos de sucesso na divulgação da cerveja? Então conta pra gente!