Recentemente, publicamos um artigo aqui no blog falando sobre os erros que um cervejeiro pode cometer quando começar a fazer sua própria cerveja. Alguns leitores pediram que fizéssemos outro conteúdo com mais dicas sobre o tema. Reunimos, então, 5 erros na produção de cerveja artesanal que podem acontecer com qualquer cervejeiro.
Neste post, você vai ver quais são as falhas que podem afetar a sua produção de cerveja e o que fazer para evitá-las ou corrigi-las. Aproveite a leitura!
Veja como evitar 5 erros na produção de cerveja artesanal
Usar equipamentos improvisados
Começar a produzir cerveja em casa não é um processo econômico. Esse fator, somado às incertezas de ter um bom resultado acabam causando certa insegurança no cervejeiro. Por isso, no início, algumas pessoas acabam improvisando no uso dos equipamentos.
Esse pode ser um grande erro, pois os recursos certos são fundamentais para garantir a boa execução dos processos. Alguns utensílios, podem ser adaptados, no entanto é preciso ter cuidado com as substituições. Uma panela de alumínio, por exemplo, não pode ser substituída por um balde de plástico. O ideal é comprar, pelo menos, um kit para iniciantes.
A vantagem é que você começa pequeno, com produções menores e vai aperfeiçoando conforme for pegando gosto pela prática.
Não verificar as conexões dos equipamentos
Os equipamentos devem estar bem conectados para evitar vazamentos. No esquema de bazooka, por exemplo, o equipamento deve ser engatado na panela. Verifique se esse engate foi bem feito, principalmente na produção de cerveja com 100% de grão. Faça a conferência antes de passar os grãos para a panela. Isso vai evitar problemas na hora da brassagem.
Antes de transferir o mosto para a panela de fervura, verifique se a válvula está posicionada e fechada corretamente. Na hora de resfriar o mosto, confira se as braçadeiras das mangueiras do chiller estão bem apertadas. Essa verificação vai evitar que você seja atingido pelo líquido.
Não anotar os processos
Reproduzir uma receita fielmente não é uma tarefa tão simples, porém também não é impossível. O maior erro cometido pelos cervejeiros e que impossibilita a reprodução é não registrar tudo.
Anote todo o passo a passo, os tempos dos processos, as temperaturas, ingredientes utilizados e suas quantidades etc. Faça um diário mesmo. Isso vai te ajudar a reproduzir a receita novamente, a entender seus gastos e até a fazer mudanças para as próximas produções. Um recurso que pode ajudar com isso é o software cervejeiro.
Água de baixa qualidade
Podemos afirmar que a água é o ingrediente da cerveja mais barato e fácil de conseguir. Afinal, todo mundo tem água em casa, certo? Bom, nem tanto. A produção de uma cerveja não deve ser feita com qualquer água. Quando esse recurso não é de qualidade, sua receita pode ter um resultado aquém do esperado.
A água da torneira, por exemplo, contém cloro e outras substâncias que vão influenciar no sabor da sua cerveja. O ideal é usar água filtrada, mineral ou ferver a água da torneira e esperar esfriar antes de usar na sua receita.
Usar recipientes pequenos para ferver ou fermentar
O processo de fervura e fermentação exigem um recipiente com espaço. O mosto se expande depois que aquece e no processo de fermentação primária, uma camada espumosa, chamada de krausen, é formada na cabeça do fermentador. Por esse motivo, é preciso ter espaço para executar os dois processos, principalmente em cervejas de gravidade muito alta.
Use recipientes que tenham um espaço de pelo menos o dobro do volume de mosto da sua cerveja. Isso vai evitar que o líquido transborde e cause muita dor de cabeça na sua casa.
Você já cometeu algum desses erros? Compartilhe sua experiência nos comentários abaixo e envie esse texto para ajudar os seus amigos.