A cerveja é uma bebida milenar, cheia de história para contar e é impossível saber tudo sobre esse assunto. Por isso, vez ou outra listamos algumas curiosidades e informações que são interessantes para todos os apreciadores e produtores dessa bebida.
Neste artigo, porém, seremos mais específicos e você vai conhecer 6 fatos sobre a cerveja artesanal. Acompanhe!
Fatos sobre cerveja artesanal: 6 curiosidades que você precisa saber
Escolas cervejeiras
As maiores escolas cervejeiras do mundo são:
- Escola cervejeira alemã;
- Escola cervejeira inglesa;
- Escola cervejeira belga;
- Escola cervejeira americana.
Os países de origem dessas escolas têm anos de tradição cervejeira e foram responsáveis pela criação de diferentes estilos da bebida.
Copo adequado
As cervejas artesanais exigem que copos específicos sejam usados na apreciação de cada estilo. Essa orientação é usada para que seja possível preservar o colarinho e outras características da bebida. Podemos citar alguns exemplos:
- Tulipa ou copo Pilsener: indicada para cerveja do tipo Pilsen;
- Caldereta: é indicada para apreciação de cervejas escuras, como do tipo Pale Ale;
- Weizen: é indicado para o consumo de cervejas do estilo Weizen.
Em geral, esses copos ou taças são altos e largos para comportar 500 ml da bebida e ainda sobrar espaço para a espuma.
Alma da cerveja
Já ouviu falar da alma da cerveja? A alma da cerveja é seu elemento base, o malte. Esse cereal germinado é responsável por conferir diferentes aspectos à bebida, como seu aroma, cores e sabor. Existem diversos tipos de malte, como de centeio, trigo e cevada e cada um é indicado para um tipo de cerveja.
Conservação da cerveja
Todo especialista, cervejeiro e sommelier vai dizer que não é indicado abrir uma garrafa de cerveja e depois colocá-la novamente na geladeira. Isso pode fazer com que a bebida perca diversas características sensoriais.
No entanto, há um recipiente capaz de manter todos esses aspectos intactos por até 5 dias. O growler é um recipiente usado para armazenar e transportar a cerveja. Dentro do período indicado, você consegue armazenar a sua bebida, sem perder seu sabor e seu aroma.
Temperatura variável
Algumas pessoas gostam de tomar suas cervejas bem geladas. No Brasil, principalmente, esse hábito é bastante comum. Porém, cada cerveja tem suas características, que foram obtidas por meio de diferentes processos, por isso a temperatura nunca será a mesma para todos os tipos. Cada cerveja tem uma temperatura recomendada para ser apreciada.
Harmonização
A cerveja pode ser harmonizada com diferentes pratos. Para saber qual é a combinação ideal, é preciso fazer uma análise baseada em três características: corte, semelhança e contraste. A análise funciona da seguinte forma:
- corte: as características da cerveja cortam uma característica do prato. Exemplo: a IPA (cerveja amarga, aromática, de alta fermentação) corta a gordura dos pratos. Sua carbonatação e amargor limpam o paladar;
- contraste: dois paladares opostos entram em conflito, como é o caso dos pratos salgados com bebidas mais doces;
- semelhança: quando há algum ponto semelhante entre o prato e a bebida. Exemplo: cerveja com notas de limão e alimentos com sabores cítricos.
Existem ainda outros tipos de harmonização, mas essa é uma forma simples de compreender o processo.
Gostou de conhecer esses fatos sobre cerveja artesanal? Compartilhe este conteúdo com seus amigos cervejeiros.