Se dependesse dos cervejeiros, com certeza, a cerveja seria uma bebida presente em todas as refeições. Isso não acontece por causa do processo de produção da própria cerveja artesanal, que é demorado, com isso é difícil ter sempre uma boa cerva pronta para o consumo. Além disso, existem muitos mitos em torno do consumo de cerveja.
O consumo em excesso, realmente, não é recomendado por nenhum especialista, assim como o de qualquer bebida ou alimento. Por outro lado, o consumo de cerveja diário e em pequenas quantidades, pode sim proporcionar diversos benefícios. Veja quais são a seguir.
Consumo de cerveja proporciona diversos benefícios: conheça 7 deles
Ajuda a prevenir complicações cardiovasculares
De acordo com o médico Ramón Estruch, do Hospital Clínic de Barcelona, durante um congresso Europeu em Bruxelas, “o consumo moderado de cerveja junto a uma dieta saudável, como a mediterrânea, ajuda a prevenir complicações cardiovasculares maiores como o infarto do miocárdio ou o acidente vascular cerebral”.
A diretora do CSIC-ICCC, Linda Badimón, explica que a ingestão moderada de cerveja pode “favorecer a função cardíaca global”. Para quantidades moderadas, a especialista destaca que são dois copos de chopp por dia para os homens e um para as mulheres.
Reduz os riscos de AVC e câncer
Os polifenóis compostos, encontrados em alimentos de origem vegetal e na cerveja contam com propriedades antioxidantes que ajudam a reduzir o risco da manifestação de doenças, como AVC e câncer.
“Na cerveja, encontramos até 50 tipos de polifenóis que, ingeridos pelo organismo, têm efeitos benéficos sobre a pressão arterial, os lipídios ou resistência à insulina”, explicou Rosa Lamuela, da Universidade de Barcelona.
Não causa “a barriga de chopp”
Todo cervejeiro que tem uma barriga um pouco maior é chamado de “barriga de chopp”. Isso acontece, não só com os cervejeiros, mas com todas as pessoas que gostam de apreciar a bebida. Existe até um certo receio por parte das pessoas, em geral, de consumir a bebida e desenvolver a tal “barriga de chopp”.
Esse mito foi refutado pela doutora em saúde pública, do Reino Unido, Kathryn O’Sullivan. A especialista afirma que a crença de que a cerveja causa barriga não tem nenhuma base científica. O que acontece é que o consumo excessivo de qualquer tipo de bebida alcoólica pode levar ao aumento de peso.
Ajuda a reidratar após a prática de exercícios
Em relação a outras bebidas alcoólicas, a cerveja sai em vantagem quando o assunto é hidratação. De acordo com o médico Manuel Castillo Garzón, a cerveja apresenta muita água, pouco álcool e potássio em sua fórmula, elementos capazes de reidratar os esportistas.
A cerveja pode ser usada como um complemento alimentar, reduzindo a inflamação e a infecção causadas pelo exercício prolongado, que aumenta o risco de doenças nas vias respiratórias. Isso é possível, pois a cerveja contém compostos polifenóis.
Combate à gripe
Alguém já te falou que durante uma gripe é melhor evitar tomar uma gelada? Essa pessoa estava errada.
De acordo com um estudo publicado na revista científica Medical Molecular Morphology, o lúpulo conta com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que podem inibir a multiplicação do vírus respiratório, podendo até prevenir a pneumonia.
Evita o cálculo renal
A cerveja é uma bebida diurética, por isso sentimos tanta vontade de urinar após tomarmos alguns copos de chopp. Um estudo afirma que a cerveja pode reduzir os riscos do desenvolvimento de pedras nos rins em até 40%. Porém, a bebida deve ser consumida com moderação, do contrário pode agravar o quadro.
Reduz o estresse
Que você fica calminho quando está tomando ou produzindo a sua cerveja não é novidade, né? Nem precisa de estudo científico para comprovar isso, mas você pode usar para reforçar o seu argumento. Segundo pesquisadores chilenos, a cerveja ajuda na redução do estresse oxidativo por causa do seu potencial oxidante.
Esses são apenas alguns dos benefícios que a cerveja proporciona, mas existem diversos. Você conhece algum que não citamos aqui? Já identificou alguma melhoria na sua saúde por causa do consumo de cerveja? Compartilhe sua opinião conosco.