A escolha do lúpulo é parte fundamental do processo de produção de cerveja. A partir dessa decisão, o cervejeiro vai definir característica importantes para o resultado de sua bebida, como por exemplo nível de amargor, aroma etc.
Cada tipo de lúpulo é indicado para determinadas receitas e a escolha equivocada do ingrediente vai interferir na produção. No Brasil, o uso de alguns tipos de lúpulo é mais comum. Neste artigo, listamos quais são. Confira!
Tipos de lúpulos mais usados no Brasil
Saaz
Considerado como um lúpulo nobre, o Saaz é muito utilizado na produção da cerveja pilsen. Costuma ser utilizado em cervejas mais refrescantes e leves, pois confere um amargor sutil à bebida. Além disso, as cervejas que são produzidas com esse lúpulo são bem aromáticas.
Columbus
O lúpulo Columbus tem um perfil aromático amadeirado, cítrico e com notas picantes. Assim, esse tipo de lúpulo é mais indicado para a produção de single-hopped em IPAs e pode ser encontrado também em outros nomes como, CTZ, que significa Columbus, Tomahawk e Zeus.
Citra
Um lúpulo de aroma floral e sabor cítrico, o Citra costuma ser usado na produção de Indian Pale Ale. A cerveja de origem inglesa, mas criada no período de colonização britânica na Índia. Esse lúpulo começou a ser usado para aumentar o tempo de conservação da cerveja. É bastante semelhante ao próximo lúpulo que vamos falar.
Cascade
O Cascade é um dos lúpulos norte-americanos mais conhecidos, no Brasil é utilizado em larga escala. É um lúpulo picante e floral, que ajuda a compor os sabores e aromas de cervejas, como Pale Ale.
Mantiqueira
O lúpulo tipo Mantiqueira é produzido no Brasil desde 2011. Formado por óleos essenciais, que conferem aromas exclusivos às cervejas.
Brewer’s Gold
Esse lúpulo é muito utilizado na produção de cerveja extra, aquela de cor dourada e textura consistente. É o tipo de cerveja mais indicado para o consumo em dias frios, harmonizando perfeitamente com carne vermelha. Dessa forma, o cervejeiro terá uma bebida marcante e encorpada, porém refrescante.
Northern Brewer
Cultivado por ingleses, norte-americanos e alemães, mas é muito utilizado no Brasil. O lúpulo corresponde bem a produção de diferentes tipos de cervejas, devido a sua versatilidade de amargor. O aroma que proporciona é suave, por isso pode ser harmonizado com diferentes pratos.
Centennial
Esse lúpulo apresenta uma variedade, criado a partir do cruzamento de lúpulos feminino Brewer’s Gold e um macho USDA. A principal característica desse lúpulo tem fortes aromas cítricos.
Equinox
Aromas cítricos e herbais, como limão, lima, mamão, maçã, frutas vermelhas, pimenta verde e outros, formam esse lúpulo americano. Considerado como um lúpulo ideal para o dry hopping.
Finalmente, esses são os tipos de lúpulo mais utilizados no Brasil para a produção de diferentes tipos de cerveja. Conhecê-los vai te ajudar a fazer a escolha mais acertada na hora de produzir a sua bebida. Já conhecia algum deles? Qual é o seu preferido? Deixe um comentário abaixo.