Hoje em dia já existe muito conteúdo sobre produção de cerveja na internet. Apesar disso, há também muita informação equivocada e confusa. Quem está começando a se interessar pelo assunto acaba ficando perdido, pois nem sempre é possível saber o que são mitos e verdades sobre cerveja.
Aqui no blog da Central Brew, reunimos diversos materiais para ajudar quem está começando a produzir cerveja. Para oferecer um conteúdo mais prático, com respostas rápidas, preparamos este artigo. Nele contamos quais são os mitos e verdades sobre cerveja. Será que você sabe quais são? Acompanhe!
8 mitos e verdades sobre cerveja
A cerveja é uma bebida amarga
MITO
Muitas cervejas apresentam amargor, mas isso não é uma regra. A bebida pode apresentar variedades de sabores, que a tornam mais suave ou mais amarga. Geralmente, o amargor é uma característica que depende do lúpulo. Estilos que não utilizam um lúpulo mais forte, apresentam menos amargor. Além disso, a cerveja pode ser ácida, salgada, apimentada etc.
Garrafa deitada gela mais rápido
MITO
Muitas pessoas acreditam que o contato da garrafa com a superfície acelera o processo para gelar a cerveja. A verdade é que quando a garrafa está em pé, tem mais contato com o frio do ambiente, por isso é melhor sempre armazenar a cerveja em pé. Alguns freezer são projetados para que as garrafas sejam posicionadas dessa forma.
A água influencia na qualidade da cerveja
VERDADE
A água é um dos ingredientes principais para a produção de cerveja. Hoje em dia, porém, as cervejarias conseguem tratar a água, fazer estudos de Ph, perfil mineral e outras análises para entender como os aspectos desse ingrediente vai influenciar em suas receitas ou até evitar determinados tipos de água.
O lúpulo é um conservante
VERDADE
Inicialmente, o lúpulo foi adicionado ao processo de produção da cerveja para conservá-la. Depois, foi percebido que esse ingrediente proporcionava outros benefícios e características para a bebida.
Cervejas puro malte são melhores
MITO
Na verdade, essa afirmação é uma questão de opinião. Não existe cerveja melhor do que a outra. As cervejas são diferentes. A questão do Puro Malte surgiu junto com a Lei da Pureza alemã. Anos depois, porém, outros ingredientes passaram a ser usados na produção de cerveja, conferindo características diferentes para a bebida e tornando cada receita única.
O transporte e o armazenamento interferem na qualidade da cerveja
Mudanças de temperatura ou de ambiente em que a cerveja está armazenada podem prejudicar a sua qualidade. Principalmente quando são expostas à luz ou ao calor. Na hora de transportar ou armazenar essa bebida, opte por locais arejados, frescos e longe da luz ou do sol.
Cervejas escuras são mais fortes
MITO
Os tons escuros não, necessariamente, influenciam no fato da cerveja ser mais forte ou não. O que acontece é que, dependendo do tipo de torra, o malte fica mais torrado e, consequentemente, mais escuro. Esse processo pode conferir certo amargor na cerveja. Outros fatores, porém, vão influenciar mais, como o lúpulo e o teor alcoólico da bebida.
O colarinho protege a cerveja
VERDADE
A camada de espuma, chamada de colarinho, fica por cima da bebida, impedindo-a de ter contato direto com o ar. Isso diminui a oxidação e a perda de gás da cerveja. Por esse motivo, o colarinho protege a cerveja.
Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos e veja quem sabe mais mitos ou verdades sobre cerveja.