Esterilização é assunto sério na produção de cerveja artesanal. Quem já produz cerveja sabe que esse é um processo importante de forma geral, a falta de higiene pode prejudicar toda a produção e fazer com que você perca sua bebida. O cuidado que o cervejeiro tem com todos os equipamentos também deve ser mantido no final do processo. Esterilizar as garrafas é fundamental para concluir a produção.
Esterilizar as garrafas adequadamente, antes do envase, vai garantir que a sua cerveja não seja contaminada depois de ser envasada. Além de aumentar a sua durabilidade. Veja a seguir as nossas dicas para que você consiga esterilizar as garrafas adequadamente. Acompanhe!
Veja como esterilizar as garrafas adequadamente com as dicas abaixo
Use garrafas indicadas para esse tipo de envase
As dicas de limpeza que listamos neste conteúdo são indicadas para garrafas de cerveja. Qualquer outro material pode ser danificado e prejudicar o seu processo. Os produtos usados para esterilizar as garrafas, em geral álcool 70% ou sanitizantes específicos, podem prejudicar ou fixar em outros tipos de material.
Monte seu kit de limpeza
O kit de limpeza inclui itens que serão necessários para esterilizar as garrafas antes do envase. Preparar todos os itens antes do processo vai ajudar com a organização e evitar que algo fique faltando bem no momento da limpeza. Você vai precisar dos seguintes itens:
- parafusadeira elétrica para fazer o giro automático;
- escova com haste adaptada para ser conectada à parafusadeira;
- detergente (neutro);
- água potável, limpa e filtrada;
- sanitizante ou álcool 70%.
Além de reunir todos esses itens, certifique-se de que você terá um ambiente limpo onde poderá trabalhar.
Esterilize a escova com água quente
A escova deve ser esterilizada antes de ser colocara na parafusadeira. Coloque a escova em um recipiente de aço inox e leve ao fogo. Deixe ferver por 15 minutos.
Coloque água quente e detergente na garrafa
Com o auxílio de um funil, coloque ⅓ de água quente com detergente dentro das garrafas. Deixe descansar por cerca de duas horas.
Limpe com a parafusadeira
Encaixe a escova na parafusadeira e ligue para limpar a garrafa. Esse tática funciona muito bem, pois permite alcançar o fundo da garrafa, espaço que costuma acumular muitos resíduos.
Em seguida, enxágue as garrafas três vezes, com água limpa e filtrada, ou até confirmar que não há resíduos de detergente nos recipientes.
Faça a sanitização
Com as garrafas limpas, comece o processo de sanitização. Siga as indicações na embalagem do produto e repita o procedimento algumas vezes para se certificar de que as garrafas estão sanitizadas realmente.
Por último, enxágue com água corrente e filtrada, deixe escorrer toda a água e secar totalmente o recipiente.
Gostou dessas dicas? Compartilhe com seus amigos cervejeiros que também querem aprender a esterilizar as garrafas.