A panela cervejeira é um dos principais equipamentos na produção de cerveja. O material pode ser substituído por outros equipamentos, como um balde, por exemplo, mas a panela é a que oferece o melhor resultado e proporciona mais segurança para o processo.
Apesar de ser um equipamento que, de forma geral, é bastante semelhante às outras opções do mercado, a panela cervejeira deve ser bem selecionada. Alguns aspectos podem ajudar na produção. Veja as dicas que vamos listar a seguir para te ajudar a escolher a sua panela cervejeira. Confira!
8 dicas para escolher a panela cervejeira ideal para a sua produção
Material
As panelas de cobre foram as mais usadas durante muito tempo. Entretanto, seu alto custo fez com que o uso de outros materiais se tornasse mais comum. É o caso do alumínio e do inox. Cada um tem suas vantagens e desvantagens e o cervejeiro deve avaliá-las antes de optar por um material ou outro.
Quem está começando, por exemplo, e ainda não quer fazer um alto investimento, encontrará o melhor custo na panela cervejeira de alumínio. Por outro lado, o inox suporta materiais de limpeza mais agressivos, como a soda cáustica, por exemplo. O alumínio também tem baixa condutividade térmica. Isso ajuda a reter o calor da brassagem e melhora o controle da temperatura.
Preço
O preço pode variar de acordo com o material e a espessura da panela. O alumínio é mais barato do que o inox. Outro ponto que influencia é no volume de produção A produção de 100 litros de cerveja, por exemplo, exige o uso da panela de inox.
Durabilidade
A durabilidade está relacionada com o investimento e com o material da panela. O alumínio, que é mais caro e resistente, tem durabilidade maior. Além disso, o alumínio pode oxidar e uma produção em alto volume pode deformar a panela. O material é menos resistente a altas temperaturas do que o inox.
Condução de calor
O alumínio atinge uma temperatura com mais velocidade, mas nem sempre consegue conservar o calor com eficiência. Com o inox acontece o contrário, demora mais para atingir a temperatura desejada, mas conserva o calor por mais tempo. Isso facilita o controle de temperatura das rampas de brassagens.
Espessura
É a espessura que vai determinar a condução de calor. Quanto mais grossa, menor a condução de calor. Mesmo que você opte por uma panela de inox, se a sua espessura for fina, o calor será mantido por menos tempo. Com as panelas de alumínio esse tempo será menor ainda.
A espessura ideal de uma panela de inox para até 50 litros, por exemplo, é de 1,2 mm de parede e 2mm de fundo de panela. Para a produções acima de 50 litros, o ideal são paredes de 1,5 mm de espessura e fundo de panela de 2,5 a 3 mm. As panelas de alumínio não contam com espessuras muito específicas, mas em torno de 1,2 mm de parede e 2 mm de fundo são suficientes.
Limpeza
O inox é mais fácil de ser sanitizado, pois pode receber qualquer tipo de sanitizante, inclusive os mais fortes. As panelas de alumínio são mais frágeis nesse ponto, podem deteriorar ou apresentar ranhuras se receberem produtos muito fortes para a limpeza.
Tamanho
O tamanho é relativo, vai depender do volume de cerveja que será produzida. Entretanto, as panelas de alumínio são menos resistentes para grandes produções. Acima de 100 litros por exemplo.
Panela automatizada
Essa é uma opção disponível no mercado que conta com controlador de temperatura que regula as rampas de brassagem, o tempo de cada uma e outros aspectos desse processo. Porém, são panelas caras. O valor de uma panela é equivalente ao preço de um equipamento completo. A vantagem é para quem não tem espaço para um equipamento completo ou quer reduzir o trabalho na produção.
Antes de adquirir sua panela cervejeira, faça uma pesquisa, compare os preços e as características de cada opção. No site da Central Brew você encontra panelas e outros equipamentos para montar a sua linha de produção. Confira!