00
Quando falamos sobre os principais estilos de cerveja, é claro que uma das trapistas mais aclamadas no mundo inteiro não pode ficar de fora. A Tripel é uma excelente opção para quem gosta de bebidas mais fortes e com alto teor alcoólico, mas não troca uma cervejinha gelada por qualquer bebida quente.
Características da cerveja Tripel
As características mais marcantes da cerveja Tripel são: o teor alcoólico elevado; a espuma densa e cremosa; a coloração clara; o sabor levemente frutado; as notas condimentadas, que lembram o sabor do cravo; um fundo de amargor causado pelo malte; e uma sensação um pouco mais seca do que as cervejas costumam causar.
A bebida faz parte da mesma família das belgas Dubbel e a Quadruppel, porém, a Tripel tende a ser mais adocicada e ligeiramente mais leve. Alguns exemplos famosos deste estilo de cerveja são a Bodebrown, a Wäls, a Falke Bier, a Anner, a Straffe Hendrik, a La Trappe, a Karmeliet e a Waterloo.
Uma breve história da Tripel
A Tripel, de origem belga, foi criada na década de 30 pelos monges trapistas. Devido à presença forte do álcool, a produção desta cerveja tomou força em 1919, quando a lei de Vandervelde foi aprovada, proibindo a comercialização de bebidas com teor alcoólico acima de 18%. Porém, para a sorte dos fabricantes, as restrições não incluíam cervejas e vinhos.
Devido a demanda por bebidas autorizadas com alto teor alcoólico, além da Tripel Trapista, produzida nos monastérios para custear as despesas dos monges, começaram a ser fabricadas as cervejas Tripel de Abadia, que não precisavam seguir todas as diretrizes das bebidas trapistas e não carregavam o selo ATP (Authentic Trappist Product).
Atualmente, a cerveja Tripel possui muitas variações e é considerada uma das bebidas mais exportadas para o mundo inteiro, além de ser produzida por cervejarias independentes de diversos países ao redor do globo, incluindo o Brasil.
Harmonização da Tripel
A cerveja Tripel pode ser combinadas aos pratos picantes, devido às notas condimentadas, que causam harmonização por semelhança, ou a pratos mais gordurosos, já que a Tripel é mundialmente conhecida como uma cerveja efervescente, o que ajuda a balancear os efeitos da gordura.
Também pode ser proveitoso utilizar o sabor forte e condimentado da cerveja Tripel como uma espécie de tempero especial para alimentos mais fracos, como queijos, cogumelos, massas e saladas, causando harmonização por complemento.
E aí, é fã das cervejas belgas? Conte para a gente qual é a sua Tripel preferida