A fervura é um dos processos mais importantes da produção de cerveja. É responsável por alterar o sabor, o aroma e a aparência da cerveja. Tudo isso influenciará no resultado final da sua bebida.
Durante toda a fervura, você não precisa se preocupar com a temperatura, pois não precisa ser alterada, é uma temperatura fixa do começo ao fim. Por outro lado, alguns aspectos precisam ser cuidados para garantir o sucesso dessa etapa. Saiba mais sobre a fervura do mosto a seguir.
O que é a fervura e qual é a sua importância
A fervura do mosto é um processo que deve ser realizado após a lavagem dos grãos ou, se você não fizer a lavagem, após a recirculação. Na fervura, o mosto será esterilizado para tirar todo e qualquer microorganismo que possa contaminar a cerveja.
Esse processo também é responsável por eliminar os sabores e aromas que você não quer para a sua bebida, como por exemplo, os off-flavours que lembram o milho. Além disso, a fervura também ajuda a formar a cor da cerveja, por meio da caramelização e reação de Millard, aromas e sabores de caramelo para a bebida.
Outro fator importante é a faixa de temperatura da fervura que será responsável pelo amargor da cerveja.
Como a fervura é feita?
A panela com o mosto é colocada no fogareiro com a temperatura bem alta até começar a ferver. A partir desse momento, o tempo de fervura deve ser cronometrado. A panela não pode ser tampada em nenhum momento.
O processo de fervura leva em média de 60 a 90 minutos, isso vai depender da receita. É esse tempo que vai garantir que a sua cerveja alcançará o resultado desejado, por isso é importante cronometrar.
Durante a fervura, é possível corrigir a densidade do mosto, colocando mais água, para reduzi-la ou aumentar o tempo de fervura para deixá-lo mais denso.
No início do processo, você vai notar a formação de uma camada esbranquiçada por cima do líquido. São as proteínas do mosto coaguladas. Você pode retirá-las no início do processo se quiser. Depois elas começam a pesar e afundam.
Não faça a remoção de mais nada depois que o lúpulo for adicionado, caso contrário os compostos da planta serão eliminados também.
Além disso, essa camada de proteínas pode influenciar no volume do líquido após a adição do lúpulo, podendo transbordar o mosto. Na verdade, é preciso ficar atento a todo processo, para evitar que a fervura se intensifique e o mosto suba, causando vazamento.
Por último, é feita a adição do lúpulo, que deve seguir a indicação da receita utilizada. Quando estiver próximo ao término da fervura, as especiarias, lúpulos aromáticos e outros ingredientes da receita devem ser adicionados.
O processo deve ser acompanhado de perto, para evitar a contaminação do mosto ou que o líquido transborde. Para ter sucesso no processo, além dos ingredientes é necessário seguir o tempo de fervura à risca, ele vai influenciar no resultado final.
Nos próximos conteúdos explicaremos sobre os outros processos. Se você quer um passo a passo de como fazer a fervura em cada etapa, deixe um comentário abaixo.