Se você já está envolvido no universo de produção de cerveja há um tempo deve ter ouvido que são as leveduras que fazem a cerveja. Alguns produtores artesanais costumam brincar que todo o trabalho realizado até o momento da fermentação de nada adiantaria se não tivesse o envolvimento das leveduras.
É verdade que as leveduras são essenciais para a produção de cerveja. Por isso, neste artigo vamos explicar melhor sobre essa substância e como influencia no resultado da sua bebida. Confira!
O que são leveduras para cerveja?
A levedura de cerveja é um fungo unicelular utilizado no processo de fermentação da bebida. Durante a fermentação, a levedura se alimenta dos açúcares que são extraídos do malte e o transformam em álcool e gás carbônico. As leveduras podem ser encontradas para produção de cerveja em pó ou líquido, sua metabolização participa de todos os aspectos sensoriais de uma cerveja, conferindo limpidez, aroma e sabor.
Por que a levedura é tão importante?
Sem a levedura não seria possível conseguir as características principais da cerveja: o álcool e o gás carbônico. Além disso, a levedura também ajuda na formação de outras características, como por exemplo:
- Aroma: formação de ésteres, responsáveis por conferir caráteres frutados, doces, de frutas, mel etc.
- Espuma: depende do gás carbônico, produzido pela levedura.
- Cor: sofre alterações por causa da fermentação, a levedura deixa a bebida levemente mais clara.
A levedura também pode estragar uma cerveja, se a fermentação não for bem conduzida, pode causar estresse na levedura e deixar um gosto ruim na bebida.
Os tipos de leveduras
Existem diversos tipos de leveduras que são utilizadas em inúmeros processos. A maioria não é recomendada para a produção de cerveja, pois estimulam outras reações ao processo. Nesse caso, dois grupos podem ser usados: as leveduras de alta fermentação e as leveduras de baixa fermentação:
Leveduras de baixa fermentação
São as Saccharomyces uvarum e Saccharomyces pastorianus. Essas leveduras são usadas em processos de temperaturas baixas, entre 7° e 15°C. A fermentação, usando esse tipo de levedura, tende a ser mais lenta, podendo levar até um mês para ser concluída.
As leveduras de baixa fermentação também levam esse nome por uma característica: descem para o fundo do fermentador depois que o processo é iniciado. As cervejas produzidas nesse processo são mais neutras, leves, menos aromatizadas e com boa formação de espuma.
Leveduras de alta fermentação
As Saccharomyces cerevisiae são utilizadas em processos de temperaturas altas, entre 15° e 25°, e sobem à superfície durante o processo de fermentação. Quando isso acontece, pequenos flocos são formados.
A fermentação com esse tipo de levedura acontece mais rápido, levando poucos dias ou semanas para terminar e produzindo bebidas mais alcoólicas, densas e escuras. Além disso, também produzem os aromas frutados e as cervejas do tipo Ale.
Por último, há um tipo de fermentação que utiliza leveduras selvagens e bactérias presentes no ambiente, que atuam de forma espontânea. Nesse caso, a fermentação ocorre em temperatura ambiente e o processo é ainda mais lento, pode levar de um a dois anos para ser concluído. Esse tipo de fermentação é uma técnica tradicional, que ainda é utilizada na Bélgica.
A levedura tem um papel fundamental na produção de cerveja, por isso existe todo um cuidado com o manuseio e a compra dessa substância. Qualquer contato com microrganismos ou bactérias pode prejudicar toda a produção da sua cerveja. Na hora de adquirir a sua levedura, procure empresas sérias e especializadas. A Central Brew oferece uma série de fermentos para sua cerveja.