A produção de uma cerveja artesanal exige o uso de alguns itens. No início, é natural que o cervejeiro se adapte, utilizando recursos que já tem em casa ou adquirindo alguns utensílios mais econômicos. Com o passar do tempo, será fundamental ter um kit básico para cervejeiro.
O kit será formado por itens fundamentais para a produção da cerveja artesanal. O ideal é sempre ter esses itens em casa para usar sempre que for necessário.
Afinal, não é sempre que é possível se programar para começar a produção ou dar andamento ao processo que já começou. Principalmente nesse segundo caso, o atraso em alguma etapa – por falta de equipamento – pode ser prejudicial para o resultado. Veja a seguir quais são os itens necessários para montar um kit básico para cervejeiro.
Veja o que é necessário para montar um kit básico para cervejeiro
Panelas ou Caldeirões
O kit precisa ter três panelas. Duas já resolveriam, mas o ideal é ter uma para a brasagem, uma para a água de lavagem dos grãos e outra para a fervura. O tamanho não é o mesmo e vai depender do volume de cerveja que você quer produzir, mas a panela maior será usada para a fervura. Para a brassagem e lavagem podem ser caldeirões menores.
Conexões para os caldeirões
As panelas devem estar conectadas para passar o líquido de uma para a outra. Por isso você vai precisar de uma válvula esfera, nipple de inox, o-ring de silicone, arruela lisa, porca de inox, espigão macho de inox e mangueira de silicone.
Fogareiro
Os fogareiros devem ser de alta pressão para aquecer as panelas maiores. O fogão convencional não é tão potente para esses casos, por isso o recomendado é comprar um fogareiro. Além disso, o equipamento pode ser levado para outros lugares da casa, sempre que for necessário.
Moedor de grãos
Algumas pessoas não usam moedor de grãos, pois preferem adquirir o malte pronto para uso. Se esse não for o seu caso, o equipamento escolhido deve fazer uma moagem homogênea.
Brassagem
A brassagem depende de alguns equipamentos específicos: fundo falso ou bazooka, pá cervejeira, termômetro analógico e/ou digital de espeto, jarra para recirculação manual ou bomba para recirculação, densímetro ou refratômetro e filtro de água.
O fundo falso ou a bazooka serão usados como um filtro para a brassagem. Esse filtro vai separar o bagaço do malte do mosto.
Fermentação
Para fermentação você vai precisar de um fermentador em formato de cone, uma bombona, um balde, uma torneira, o-ring de silicone, blow off e mangueira ou um airlock.
Resfriador (chiller)
Existem algumas formas de resfriar o líquido. Algumas pessoas utilizam uma bacia com gelo. Porém, o trabalho é maior. Nesse caso, o ideal é ter uma serpentina de cobre ou um trocador de calor de placas.
Geladeira ou freezer
Você precisa de um local para armazenar a cerveja depois de fermentada. Não é necessário comprar um equipamento novo, caso você já tenha um local que cabe o fermentador. Se não for o caso, será preciso investir em uma geladeira ou freezer para acomodá-lo. Além disso, a temperatura deve ser controlada nesse ambiente. Por isso, o ideal é comprar um termostato e instalar dentro do equipamento.
Sanitização e envase
O envase da cerveja exige que as garrafas ou utensílios que vão acomodá-la sejam sanitizados. Para isso, você vai precisar de Iodofor, Álcool 70°, Enchedor de Garrafas, pac 200, tampinhas e arrolhador. Muitos cervejeiros se sentem inseguros no início, sem ter certeza se acertarão nos itens, se comprarão equipamentos de qualidade ou realmente necessários. Por isso, grande parte dos iniciantes preferem adquirir um kit para cervejeiros pronto. Dessa forma não tem erro.
Depois de começar a produzir as primeiras cervejas, adquirir mais conhecimento e confiança, os cervejeiros começam a fazer upgrades em seus kits, com itens específicos.
Você já montou o seu kit para cervejeiro? Tem alguma coisa que não citamos aqui? Compartilhe sua experiência conosco.