O sommelier de cerveja é aquele profissional que trabalha experimentando diferentes tipos de cervejas e ainda é pago para isso. Parece a profissão ideal para quem ama cerveja e gostaria de passar toda vida trabalhando com a bebida. Na teoria é assim, mas na prática como é de fato o trabalho desse profissional?
Neste artigo, vamos explicar o que é e o que faz um sommelier de cerveja. Confira!
O que é um sommelier de cerveja?
No Brasil, a profissão é nova. A primeira turma do curso de sommelier de cerveja no Brasil se formou em 2010. O curso foi criado entre uma parceria do Instituto de Cerveja Brasil e a Associação Brasileira de Sommeliers – São Paulo.
O sommelier de cerveja é responsável por todas as bebidas de um estabelecimento. O profissional sugere harmonizações entre a cerveja e a gastronomia, orienta sobre o consumo correto da bebida, sobre seus sabores, aromas, corpo, analisa tecnicamente os estilos de cerveja, desenvolve cartas de cervejas, organiza eventos, serve, orienta como servir os clientes adequadamente e sugere cervejas que sejam adequadas a cada perfil de consumidor.
É um profissional com conhecimento vasto e aprofundado sobre o assunto, que pode atuar em diferentes situações que envolvam a cerveja.
Como é o mercado de trabalho para o sommelier de cerveja?
Trabalhar só com cerveja e dentro desse universo, conhecendo todos os tipos, podendo experimentar e estudar cada vez mais sobre o assunto, parece o mundo ideal para quem é apaixonado pela bebida. Mas a dúvida que muitas pessoas têm é se a profissão remunera bem.
De acordo com a Associação Brasileira de Sommeliers e o Instituto da Cerveja Brasil, um sommelier de cervejas pode ganhar até R$ 5 mil, independentemente do local de atuação.
Esse profissional pode prestar serviços de consultoria para empresas, atuar dentro do departamento comercial de uma cervejaria ou auxiliar no desenvolvimento de produtos.
Alguns profissionais investem no empreendedorismo, abrindo seus próprios negócios. Em matéria recente, o site Valor Econômico, mostrou que o mercado de cerveja artesanal está crescendo de 30% a 40% por ano no Brasil. O que mostra que é um mercado com alto potencial.
A profissão de sommelier de cerveja é regulamentada?
No Brasil, não existe uma regulamentação para a profissão de sommelier de cervejas. Existe a Lei 12.467, que regulamenta a profissão de sommelier, mas focando no profissional que atua com vinhos. Porém, muitos profissionais se baseiam nessa lei, pois entendem que a profissão de sommelier abrange a atuação com qualquer tipo de bebida.
Mesmo sem uma legislação específica, é necessário que o profissional tenha formação acadêmica e conhecimento técnico na área. O exercício da profissão de sommelier é restrito para profissionais habilitados por instituições nacionais ou estrangeiras, reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).
Qual curso fazer para se tornar um sommelier de cerveja?
Existem algumas escolas de formação de sommelier de cerveja no Brasil e escolas de especialização para quem já tem uma formação, mas quer atuar na área. Entre as mais conhecidas estão o Instituto da Cerveja Brasil, a Academia Barbante de Cerveja, Science of Beer, a Associação Brasileira de Sommeliers também oferece alguns cursos e há também escolas internacionais.
Com o crescimento do interesse da população por cervejas artesanais e a criação de novas cervejarias no Brasil, a profissão de sommelier de cerveja se tornará cada vez mais comum e necessária.