O resultado de uma boa cerveja, com sabores e aromas únicos, depende da fermentação. Já falamos várias vezes aqui no blog sobre a importância desse processo e os cuidados que devem ser tomados nesse momento.
Uma das dúvidas mais frequentes entre os cervejeiros, principalmente iniciantes, é se há diferenças entre o fermento líquido e o fermento seco e como escolher. Neste artigo, vamos responder essas e outras dúvidas sobre o uso do fermento para cerveja. Confira!
Qual fermento para cerveja utilizar?
A decisão de utilizar o fermento líquido ou o fermento seco vai depender das necessidades e preferências de cada cervejeiro.
Fermento líquido
O fermento líquido apresenta uma variedade maior de leveduras e estão disponíveis na mesma quantidade da produção profissional. Por outro lado, são mais caros e exigem que um starter seja feito, pois apresentam baixa contagem no número de células.
Vantagens:
- Há mais opções no mercado;
- Proporcionam sabor e aroma diferenciados à cerveja.
Desvantagens:
- Exige mais cuidado na utilização e manuseio;
- Tem menos células por grama do que o fermento seco;
- O prazo de validade é menor, em torno de 60 a 90 dias;
- São mais caros, devido ao cuidado com a armazenagem e manuseio do produto;
- Requer mais cuidado no armazenamento, precisam ser mantidos a uma temperatura máxima de 20 graus.
Fermento seco
O fermento seco é mais fácil de encontrar, oferece menor curso e é a melhor opção para quem está começando a produzir cerveja em casa. Além disso, sua durabilidade é maior, em torno de 2 a 3 anos.
Vantagens:
- É mais econômico;
- Tem mais células por gramas;
- Tem maior densidade celular;
- Pode ser armazenado por mais tempo;
- É mais fácil de transportar, pode ser enviado via Correio;
- Proporciona facilidade no manuseio, basta abrir o pacote e usar.
Desvantagens
- Menor gama de opções;
- Não adicionam tanto sabor à receita, pois são mais neutros.
Apesar de ambos apresentarem vantagens e desvantagens, há casos em que o uso de um ou outro é mais indicado em uma determinada cerveja. Por isso, não é possível dizer qual é a melhor opção, a escolha pode variar.
Como utilizar o fermento líquido na produção de cerveja
O fermento líquido tem menos células saudáveis, por isso é necessário usar mais fermento ou fazer um starter antes da fermentação. O starter garante que você vai usar a quantidade que precisa na fermentação.
Outra vantagem do starter é que ele pode estimular uma levedura que já está velha ou com células que não estão mais saudáveis. Além disso, no starter você identifica se há contaminações na levedura. Faça o starter de um a dois dias antes da produção.
Depois de finalizar o starter, espere de 24 a 48 horas para que ele possa atingir sua maior atividade de fermentação. Em seguida, adicione todo o conteúdo ao mosto.
Como utilizar o fermento seco na produção de cerveja
Primeiramente, hidrate o fermento com água filtrada, fervida e fria. Esse procedimento fortalece a parede celular e regula a permeabilidade das leveduras. Assim, a levedura vai fermentar melhor. Em seguida, adicione 10 ml de água para cada 1 grama do fermento no recipiente e ferva durante 5 minutos. Use esse momento para esterilizar o recipiente de vidro, tampe-o com papel alumínio.
Transfira a água para o recipiente de vidro. Espere a água esfriar até a temperatura indicada pelo fabricante. Antes de abrir o pacote do fermento, esterilize a embalagem e a tesoura que vai usar para abri-lo.
Abra a embalagem e, com cuidado, coloque o fermento na água espalhando por toda a superfície. Depois de 15 minutos, misture até ficar homogêneo. O fermento deve descansar por pelo menos 30 minutos. Finalmente, coloque-o no mosto. Aproveite para adquirir o seu fermento em nosso site!