Quem já produz cerveja em casa há um tempo ou se interessa pelo assunto já sabe o que é cerveja lager e pilsen, mas esse conteúdo não é para você. Esse conteúdo é para desfazer alguns mitos e confusões em torno desse tema que surgem na vida do cervejeiro iniciante ou daquele que tem interesse em aprender mais sobre cerveja.
Então, se você não sabe quais são as diferenças entre cerveja lager e pilsen ou quer entender melhor? Continue lendo este conteúdo. Se você já sabe, envie esse material para um amigo, colega de trabalho ou familiar que ainda não sabe. Vamos lá?
Quais são as diferenças entre cerveja lager e pilsen?
A principal diferença é que toda cerveja pilsen é uma lager. Isso mesmo! Já falamos aqui no blog sobre o estilo das cervejas, onde explicamos de forma mais detalhada e você pode conferir o conteúdo para entender melhor, mas de forma geral, existem três famílias de cervejas: Ales, Lagers e cervejas de fermentação natural.
Dentro da família de cervejas Ale, estão as Pale Ale, Indian Pale Ale e outros tipos que não levam o nome Ale, como Porter e Stout. Na família das cervejas Lagers estão as American Light Lager, Dunkel e Pilsen. Por isso, toda Pilsen é uma cerveja lager.
Cervejas Ale são aquelas que a fermentação é feita na superfície. Os sabores e aromas são mais caraterísticos, encorpados e complexos. As cervejas Lagers são cervejas de baixa fermentação, pois o processo acontece no fundo do recipiente. É o estilo de cerveja mais comercializado no mundo, são mais leves e menos alcoólicas.
Apesar de toda Pilsen ser uma Lager, nem toda Lager é uma Pilsen. Como explicamos, Lager é uma família de cerveja que pode ter variações de estilos de cervejas e a Pilsen é um desses.
Por que há tanta confusão com as cervejas lager e pilsen?
A confusão começou com as indústrias de cerveja que começaram a vender seus rótulos mais populares (American Lager) como cervejas Pilsen. As American Lager são cervejas inspiradas nas Pilseners, como as German Pilsner e Bohemiam Pilsner, mas são estilos diferentes, que foram rotuladas como iguais. Ou seja, por muitos anos – e até hoje – o brasileiro consumiu American Lager pensando que era Pilsen.
Nos Estados Unidos, sempre houve um forte cultivo de milho, por isso esse insumo passou a ser usado na produção de uísque e cerveja. O objetivo foi diminuir os custos na produção dessas bebidas. Como a produção ficou mais barata lá, as fabricas brasileiras também adotaram a produção da American Lager no país.
Como é uma verdadeira cerveja Pilsen
As cervejas Pilsen surgiram em Plzeň, na antiga região da Bohemia, onde hoje é a República Tcheca. Essa cerveja tem de 25 a 45 unidades internacionais de amargor – as American Lagers não têm mais de 15. As Pilsen também seguem a lei da pureza. Outro ponto que as diferencia das American Lagers, que contam com cereais não maltados em suas receitas.
É importante destacar também, que American Lager é apenas um estilo da família Lager. Ou seja, não são padrão de produção para todo tipo de cerveja dessa família. Dessa forma, é possível encontrar lagers de diferentes tipos e receitas, inclusive que seguem a lei da pureza.
Esperamos que este conteúdo tenha ajudado a acabar com as suas dúvidas sobre lager e pilsen. Se você conhece alguém que ainda faz confusão com esses termos, compartilhe este conteúdo.