Um cervejeiro iniciante precisa buscar muita informação antes de produzir suas primeiras cervejas. O processo de produção é complexo, exige a combinação certa de ingredientes, temperaturas, tempo etc. No entanto, é natural que um cervejeiro iniciante cometa alguns erros. Afinal, mesmo com todo conhecimento possível, ainda falta experiência.
Não há problema em errar. Pelo contrário. Os erros devem ser usados como aprendizados para alcançar a evolução constante. Alguns erros são bem comuns para quem está fazendo sua cerveja pela primeira vez. Para te ajudar a evitá-los, vamos mostrar quais são. Confira!
Cervejeiro iniciante: veja os erros que você deve evitar
Falta de organização
A produção de cerveja é um processo complexo, por isso exige organização. Uma dosagem errada pode fazer toda sua receita desandar e prejudicar o resultado. Você já sabe que vai ter muito trabalho e terá que dedicar grande parte do seu tempo, por isso, organize seus horários para que nada interfira na sua produção. Mantenha o estoque de insumos próximo ou deixe tudo à mão, faça suas refeições antes ou entre os intervalos do processo.
Não fazer a higiene adequada
O processo de sanitização dos equipamentos é um dos mais importantes e fundamentais em toda produção de cerveja. Equipamentos e utensílios mal higienizados podem infectar e estragar a sua bebida.
Na ânsia de concluir algumas etapas, alguns cervejeiros iniciantes podem passar por esse processo sem dar a devida atenção que ele merece. Se você tem dúvidas como fazer, pesquise um pouco mais sobre o assunto antes de começar. Aqui no blog temos um artigo que fala sobre isso.
Falta de controle de temperatura
Os processos de fermentação, maturação e brassagem exigem que a temperatura seja controlada para que o resultado desejado seja alcançado. Por mais que na produção de algumas receitas a fermentação seja feita de forma mais livre, sem tanto controle, quem está começando deve ter cuidado com esse fator.
Há casos também em que a maturação não chega a ser feita, mas essa prática não é indicada para quem tem pouca experiência.
Resfriamento longo
Na etapa de resfriamento, alguns cervejeiros acabam deixando passar o tempo necessário e isso pode prejudicar o processo, danificando o DMS e aumentando os riscos de contaminação. O ideal é que a cerveja seja resfriada em menos de uma hora.
Lembra o que falamos sobre a organização? Então, esse é um dos momentos em que ela vai ser fundamental. Comece o resfriamento assim que desligar o fogo, no final da fervura, e deixe todas as conexões com chiller, braçadeiras e mangueiras prontas para ganhar tempo.
Iludir-se com a receita
Diversas cervejarias publicam a receita de suas cervejas e muitos cervejeiros aproveitam essa oportunidade para reproduzir uma cerveja de sua preferência. Isso pode gerar uma grande frustração, pois ter a receita não significa que sua cerveja sairá igual à da marca.
Muitas vezes pode ficar completamente diferente, pois o processo e uma série de fatores influenciam no resultado. Por isso, é mais interessante buscar outras receitas, assim a frustração pode ser menor.
Agora que você já sabe alguns erros que todo cervejeiro iniciante comete, pode ter mais cuidado com a produção da sua cerveja. Ficou com alguma dúvida? Comente aqui embaixo!