Alguns anos atrás, a produção de cerveja artesanal caseira não era permitida, devido a normas de segurança sanitária. Depois que passou a ser uma atividade legal, a prática não se tornou popular rapidamente, por isso o acesso a insumos era limitada. As receitas de cerveja artesanal mais simples surgiram como uma alternativa para a época.
Os cervejeiros começaram a produzir suas bebidas com o pouco que tinham acesso. Hoje, a realidade é bem diferente. Existe muito insumo disponível no mercado para produção de qualquer tipo de cerveja. Aqueles que estão começando, no entanto, podem utilizar as receitas de cerveja artesanal mais fáceis para fazer as primeiras experiências. Listamos 4 opções para você começar a produzir hoje mesmo. Confira!
4 receitas de cerveja artesanal para quem está começando
Smash Pale Ale
Essa receita pode ser considerada como uma das mais simples, pois utiliza apenas um malte e um lúpulo (single malte e single hop). O resultado da receita é uma cerveja clara, que pode variar entre o amarelo dourado e o cobre, e um aroma de lúpulo que vai do moderado ao forte, além do sabor e o amargor persistem no final
Essas características do lúpulo são adquiridas a partir das adições tardias na fervura de diferentes tipos de lúpulos americanos. Já no que diz respeito a sua maltosidade, a Smash Pale Ale tem um aroma de malte que varia entre o baixo e o moderado, podendo apresentar um aspecto de maltes especiais.
Veja como fazer na prática!
IPA Americana
A IPA Americana é uma cerveja de sabor cítrico, frutado e picante, que leva uma grande quantidade de lúpulo. Esse ingrediente que proporciona amargor e um aroma bem característico na receita.
Na hora de fazer a cerveja, é importante ter cuidado na hora de equilibrar o malte, evitando que a cerveja fique muito doce e esconda a maior característica desse estilo, o lúpulo.
Para maximizar o sabor do lúpulo, o ingrediente deve ser adicionado no final da fervura pode maximizar o sabor e o aroma da cerveja. O dulçor do malte pode ser mantido utilizando uma dose de açúcar de milho na fervura. Esse açúcar vai fermentar e deixar o corpo da cerveja mais seco.
Veja como fazer na prática!
Weissbier
A cerveja de trigo tem uma presença marcante de cravo, sabor de banana e espuma com bastante bolha. São cervejas simples de fazer, pois sua receita conta apenas com malte pilsen, malte de trigo e um malte especial para dar a cor, em geral o carahell.
A quantidade de lúpulo é baixa e adicionada apenas no começo da fervura para evitar que a cerveja fique doce. As leveduras, alemãs, são próprias para esse estilo de cerveja
Veja como fazer na prática!
Saison Belga
Uma das principais características da Saison Belga é sua refrescância. A bebida foi criada para compensar o trabalho agrícola da região, durante a colheita de verão.
O segredo da produção de uma Saison Belga é a fermentação. As leveduras são as maiores responsáveis por criar os sabores da cerveja. No entanto, é preciso ter certo cuidado com as leveduras Belgas que, apesar de boa qualidade, são imprevisíveis. Isso pode interferir no resultado da sua cerveja. Nesse caso, opte por uma levedura Saison.
O lúpulo recomendado para a produção da cerveja Saison é o Sorachi Ace. As características de limão desse lúpulo vão ajudar a criar a refrescância nessa receita de cerveja artesanal.
Veja como fazer na prática!
Qual foi a receita de cerveja artesanal que você já usou e achou muito fácil? Compartilhe a dica com outros cervejeiros, deixe um comentário abaixo. Usou alguma das receitas que citamos acima? Compartilhe sua ex14periência!