Tradicionalmente consumida nos pubs ingleses, a Cask Ale é uma cerveja clássica e histórica. Também conhecida como Real Ale, esse tipo de cerveja é produzida de forma tradicional, apenas com os ingredientes: água, malte, lúpulo e levedura.
A Cask Ale é armazenada e servida em barril e tem um prazo de validade bem curto, que exige que seja consumida em poucos dias. Entenda melhor sobre a Cask Ale neste artigo. Acompanhe!
O que é uma cerveja Cask Ale?
A característica da Cask Ale está mais relacionada com o seu método de armazenamento do que com os ingredientes em si. A cerveja passa por um processo de alta fermentação, que converte os açúcares fermentáveis em álcool e CO2, em uma temperatura que varia entre 15º e 24ºC. Um processo comum para qualquer cerveja do tipo Ale.
O diferencial da Cask Ale é que a cerveja é armazenada em barris, mas seu processo é diferente de outros modelos. Nesse caso, não há injeção de CO2 para dentro do barril. A cerveja é empurrada com a gravidade, com o uso de uma bomba manual, que faz a sucção da bebida, puxando-a para fora da torneira.
Outra caraterística da Cask Ale é que a bebida passa por uma segunda fermentação, dentro do barril. A cerveja não é pasteurizada e nem carbonatada de forma forçada. Assim, seu gás é produzido de forma natural, devido as duas etapas de fermentação. Basicamente, a Cask Ale é uma cerveja fermentada em barril.
A cerveja apresenta outras características interessantes, como por exemplo baixo volume de gás, que acaba deixando-a um pouco “choca”.
Além disso, assim como de muitos estilos de cerveja britânicos, a Cask Ale tem um perfil de baixa carbonatação. A cerveja também não sofre carbonatação adicional à força e quando passa pelo processo de bomba manual, acaba sofrendo uma agitação, que tira um pouco mais do gás presente na bebida. É isso, no entanto, que cria o colarinho cremoso, outra característica dessa cerveja, e ressalta seu aroma lupulado e frutado.
A cerveja tem aspecto de antiga
Um aspecto que acaba diminuindo o interesse do público por essa cerveja é sua aparência, pois são mais escuras, como se fossem uma cerveja envelhecida e amarga.
Cask Ale não é cerveja quente
Outra característica que acaba sendo apontada na Cask Ale é o fato da cerveja ser quente. Embora seja armazenada em barril e longe de refrigeração, não pode ser mantida quente.
A cerveja pode ser servida em uma temperatura mais alta do que o público está acostumado a consumir, no entanto, deve ser mantida fria deve ser bem fria. Isso quer dizer que não é em temperatura ambiente, mas sim resfriada. A temperatura de adega, entre 11º e 13ºC é o mais indicado. Por fim, a Cask Ale não é uma cerveja quente.
Você já conhecia essa cerveja? Conhece alguém que vai gostar de conhecer? Compartilhe esse conteúdo com essa pessoa.