Você já se perguntou qual é a validade da cerveja artesanal? Assim como todo produto que passa por um processo químico, a cerveja artesanal tem validade. Essa afirmação, porém, não quer dizer que depois de um determinado tempo a sua cerveja vai estragar, mas sim que perderá suas características iniciais. Isso pode prejudicar a sua experiência ao longo do tempo.
Dessa forma, entendemos que existe sim um período recomendado para o consumo da cerveja artesanal depois de pronta. Então, quer saber em quanto tempo você deve consumir a sua cerveja artesanal? Descubra a seguir qual é a validade dela.
Por que a cerveja artesanal tem validade?
Poderíamos responder essa pergunta apenas afirmando que, assim como todo produto alimentício ou que terá contato com o organismo humano, a cerveja também tem validade. Afinal, é preciso garantir a segurança dos degustadores da bebida.
No entanto, essa não é exatamente a resposta para essa pergunta. A verdade é que, em geral, as cervejas produzidas em casa não passam pelo processo de pasteurização.
A pasteurização garante é um processo térmico realizado para proporcionar maior estabilidade para a cerveja e para aumentar o período de validade da bebida. Esse processo é exigido na indústria para conservar e aumentar a segurança do produto que será comercializado.
Dessa forma, como a cerveja artesanal não passa pela pasteurização, não é possível aumentar seu tempo de validade.
Por outro lado, já falamos aqui no blog sobre a cerveja de guarda, que deve ser armazenada por longos períodos. Esse tipo de cerveja é produzido especificamente para ser envelhecida e adquirir características bem específicas.
O que acontece quando a cerveja perde a validade
Se o objetivo não é produzir uma cerveja de guarda, mas sim uma cerveja de outro estilo e sem pasteurização, será importante se atentar para a validade da bebida. As cervejas que perdem a validade não oferecem risco à saúde, em compensação vão mudando suas características com o passar do tempo.
Na produção artesanal, mesmo depois de pronta, a química da cerveja continua e isso vai influenciar em suas características, fazendo com que elas se percam ao longo do tempo. Além disso, algumas características do lúpulo, sabor e aroma da cerveja, também vão mudar. Ou seja, a experiência que você teve ao consumir a sua cerveja depois de pronta não será a mesma alguns meses depois.
Por isso, o recomendado pelos especialistas é que a cerveja seja armazenada em local resfriado por até seis meses e em temperatura ambiente por até três meses. Ambientes quentes podem acelerar o processo de transformação e mudar totalmente o resultado da sua cerveja. Aquela ideia de estocar cerveja não vai rolar.
Você sabia que a cerveja artesanal tem validade tão curta? Qual foi o tempo máximo que você armazenou sua cerveja? Sentiu diferença entre o início e o fim do período? Compartilhe sua experiência com nossos leitores.