Cerveja com café pode não parecer uma boa combinação à primeira vista. Embora o café também seja consumido de forma gelada, não são todas as pessoas que apreciam o paladar desse ingrediente. Por outro lado, o café pode proporcionar diversas características para a cerveja, tornando-a uma bebida diferenciada.
Neste artigo, você vai entender melhor como o café influencia na produção da cerveja e porque tantas pessoas amam essa combinação. Confira!
Cerveja com sabor de café
A presença do café pode ser notada naturalmente em algumas cervejas, mas não é porque contam com o ingrediente e sim por causa do malte ou outros cereais torrados. Um exemplo são as cervejas Stouts, que passam por processos de alta fermentação e apresentam cor escura. Essas cervejas podem ter até 10% de malte torrado em suas receitas.
A outra forma de conferir o sabor ou aroma de café na cerveja é utilizando os grãos do próprio ingrediente na receita. Nesse caso, é preciso inserir o insumo em determinadas etapas do processo. Entenda melhor a seguir.
Cerveja com café: como inserir o ingrediente na sua bebida
Cerveja com café não é uma combinação que obtém apenas as características específicas do grão. A partir da construção de estilos e processos diferentes é possível obter aspectos diferenciados.
Uma forma de adição de café bastante comum é na etapa de fervura. É preciso ter bastante atenção com os processos e os estilos de cerveja escolhidos, pois em alguns casos o café não terá grande presença.
Se o objetivo é ter uma bebida com uma característica marcante, é melhor avaliar os estilos antes de fazer a escolha. Uma forma de fazer essa análise é experimentando rótulos de cerveja com café.
5 cervejas com café para você conhecer e experimentar
Zalaz
A cervejaria Zalaz, de Paraisópolis (MG) tem uma cerveja com café do estilo Porter, a Carvalho & Café. Embora seja feita com café, a cerveja é bastante equilibrada. O lúpulo é adicionado de forma controlada, assim é possível dar destaque ao café, mas sem perder os outros sabores. A cerveja leva esse nome devido à adição de chips de carvalho, que confere um toque suave de baunilha.
Bad Motorfinger
Esse rótulo é uma cerveja Imperial Porter excepcional, feita com infusão de café expresso. A infusão acontece durante a fermentação secundária e na passagem por barricas de bourbon. Esse processo resulta em uma cerveja equilibrada com sabor de café, baunilha e uísque.
A cerveja é produzida pela cervejaria Koala San Brew, em Nova Lima (MG), em colaboração com as cervejarias OMF – Our Mutual Friend Brewing Co. e a Denver Beer Co., as duas dos Estados Unidos.
Dengo American Pilsen
A cerveja Dengo American Pilsen conta com extratos de café e cacau. Apesar de ingredientes de sabor forte, não impactam tanto na bebida, que mantém o estilo leve e refrescante de uma Pilsen. Por outro lado, a cerveja tem um traço marcante, com personalidade, proporcionada pelo lúpulo Citra.
Morada Hop Arábica
A cerveja é o resultado de uma parceria entre a cervejaria Morada Cia Etílica e Lucca Cafés Especiais. Essa Belgian Blond é muito saborosa e aromática, resultado de uma escolha bem criteriosa de ingredientes. Com teor alcoólico de 5%, a Hop Arábica ganhou medalha de ouro no Festival Brasileiro da Cerveja (categoria Coffee-Flavored Beer).
Baden Baden Kaffee Bier
A conceituada cervejaria Baden Baden, de Campos do Jordão (SP), também tem sua cerveja com café. A Baden Baden Kaffee Bier conta com duas variedades de café, Acaiá e Bourbon. Os grãos harmonizam com o leve amargor do lúpulo e o tostado do malte. Assim, tornam a cerveja uma boa opção para combinar com sobremesas.
Antes de arriscar uma produção de cerveja com café, experimente alguns desses ou outros rótulos. É uma experiência interessante de vivenciar.