A maturação da cerveja é um processo importante para evitar acidentes, eliminar off-flavors, aprimorar características da bebida, clarificar a cerveja, entre outros benefícios. No entanto, gera muitas dúvidas nos cervejeiros, com relação a sua execução, as temperaturas que devem ser seguidas etc.
Como consequência, alguns cervejeiros acabam executando o processo de forma errada. Não é incomum encontrar um cervejeiro preocupado porque a sua cerveja congelou na maturação. Quando isso acontece, todo o processo foi perdido? Neste artigo, vamos responder essa pergunta e te ajudar a enfrentar esse problema. Confira!
O congelamento da cerveja é um problema?
Durante o processo de maturação, o congelamento da cerveja pode ser um problema, mas isso não quer dizer que tudo estará perdido. Pelo contrário, existe um tipo de cerveja, a Eisbock, que é produzida a partir da cerveja congelada. A produção da Eisbock é feita, justamente, do congelamento da cerveja no processo de maturação. Por isso, não é preciso se preocupar tanto, há solução.
A cerveja congelou na maturação: veja o que fazer
A sua cerveja congelou na maturação? Não se preocupe. É possível recuperá-la, mas, provavelmente, algumas características vão mudar. Para não perder a sua cerveja, você pode subir a temperatura, esperar a bebida descongelar e segue com os próximos procedimentos que seriam realizados, normalmente.
Em casos mais graves, pode ser que você precise dispensar parte da cerveja e seguir com o processo usando só uma parte. Mas esse tipo de situação não é comum de acontecer. Em geral, é possível descongelar e continuar com a produção. Lembrando sempre que algumas características sensoriais podem mudar.
Como evitar o congelamento da cerveja durante a maturação?
A maturação confunde muitos cervejeiros por causa do controle da temperatura. Não existe uma regra geral que possa ser aplicada a todos os processos de produção. A temperatura e o tempo que você terá que aguardar vão variar de acordo com a receita da cerveja.
Seguir o tempo e a temperatura que foram determinados na receita é fundamental para que o processo dê certo, pois caso algo saia errado você saberá que não foi causado pela temperatura ou pelo tempo de guarda.
Outros fatores também podem interferir, como o seu refrigerador, por exemplo, mas isso você terá que observar com o tempo, pois é um ponto muito específico. Ou seja, você terá que observar uma série de questões para entender o que está dando certo ou errado no seu processo, especificamente.
A dica que podemos dar, para evitar que a sua cerveja congele durante a maturação é não diminuir a temperatura drasticamente. Em vez de descer a temperatura até 0 e causar uma mudança drástica, reduza até 4 ou 5 graus. Depois que a cerveja chegar nesse nível de temperatura, reduza para 0.
A ideia é evitar que a sua cerveja sofra um choque muito rápido de uma temperatura para outra e diminua gradativamente.
Saber que nem tudo está perdido, quando a cerveja congela, já é um grande alívio, não é mesmo? Você já passou por uma situação como essa? Qual foi a estratégia adotada? Compartilhe sua experiência com nossos leitores.