Dar cerveja como presente é um desafio até para quem entende tudo sobre essa bebida. As preferências podem variar muito. Ter um pouco de conhecimento sobre o assunto ajuda, mas outros fatores também podem contribuir.
Neste artigo, vamos levantar alguns pontos importantes que você deve considerar antes de escolher uma cerveja para presente. Aproveite que o ano ainda está começando para se preparar e escolher a cerveja para presente certa. Acompanhe!
Cerveja para presente: veja como acertar na escolha
Observe as avaliações dos clientes
Mesmo que você vá comprar em uma loja física, faça uma pesquisa online antes e veja o que os clientes estão falando sobre as cervejas. Alguns sites são especializados em resenhas e avaliações sobre cervejas. Isso pode te ajudar.
Se você conhece um pouco sobre o paladar da pessoa que vai receber o presente, já consegue seguir uma linha de raciocínio, como sabores mais amargos ou mais suaves, por exemplo.
Atenção para o amargor
Já que falamos nesse ponto, o amargor exige uma atenção especial. O amargor pode prejudicar a experiência da pessoa e acabar com o sucesso do seu presente, pois não é todo mundo que está acostumado e aprecia rótulos mais amargos.
A escala IBU (International Biterness Unit) determina o amargor da cerveja e vai de 0 a 120. Quanto mais próxima do 0, menos amarga é a cerveja, quanto mais próxima do 120, mais amarga. Observe essa informação nas características da bebida.
India Pale Ales, American Pale Ales, English India Pale Ales e Russian Imperial Stouts são exemplos de estilos de cervejas com amargor mais elevado. Alguns exemplos de cervejas mais suaves são as Munich Helles, Vienna Lager, Kolsch e Weiss. Se tiver muita dúvida na hora de escolher, opte por uma dessas.
Para quem quer ousar
É sempre bom lembrar que algumas pessoas gostam de receber presentes que surpreendam, mais ousados. Essa característica pede uma cerveja fora do tradicional, em geral as amargas ou suaves.
Se o seu presenteado tem esse perfil, uma opção que, certamente, vai surpreendê-lo é o estilo sour. As cervejas desse estilo são ácidas, devido a utilização de leveduras selvagens na fermentação. O sabor é mais azedo, por isso pode não agradar algumas pessoas. As cervejas desse estilo podem ser rotuladas como sour, wild ale e brettanomyces.
Cuidado com o teor alcoólico
A menos que você conheça muito bem a pessoa e saiba que ela gosta e está acostumada com bebidas com alto teor, uma cerveja para presente não deve apresentar altos índices. Em geral, as cervejas com teor alcoólico mais alto são mais encorpadas, tem paladar mais complexo e, por isso, exigem mais de quem vai apreciar.
O alto teor alcoólico pode ser prejudicial, em algumas situações, ou até impedir o presenteado de apreciar sua cerveja como gostaria. Por isso, cuidado com esse detalhe.
Além das cervejas, propriamente ditas, você pode presentear com outros objetos e artigos que fazem referência à bebida. Neste post listamos algumas dicas que podem te ajudar. Confira!