Descubra a seguir se a cerveja puro malte é melhor do que cerveja com adjuntos
Muitas pessoas acreditam que a cerveja puro malte é melhor do que uma cerveja com adjuntos. Isso se deve, em boa parte, à Lei da Pureza Alemã, que determina que as cervejas puras são aquelas que contém apenas os quatro ingredientes principais da bebida. Ou seja, água, lúpulo, malte e levedura.
Na verdade, a lei em si é antes do período em que a levedura começou a ser utilizada, por isso ela não está na lista. Porém, por ser fundamental para fermentação, também é considerada. A Lei da Pureza Alemã é de um período em que os cervejeiros não faziam grandes experiências com a produção de cerveja. Hoje, o cenário é totalmente diferente.
A cerveja puro malte é a melhor?
A cerveja puro malte é aquela que leva só malte em sua composição. O consumo da cerveja puro malte começou a aumentar no Brasil depois que um debate em torno da produção de cervejas industriais ganhou espaço.
Nos Estados Unidos, com a criação da Lei Seca, as cervejarias tiveram que criar novas receitas para conseguir produzir cervejas mais leves, fáceis de tomar e com teor alcoólico menor. Com isso, passaram a adicionar outros tipos de grãos junto ao malte, como milho e arroz.
O resultado agradou pessoas nos Estados Unidos e no mundo e a técnica se espalhou. No Brasil, muitas indústrias utilizam essa técnica, mas devem seguir uma lei que determina que apenas 40% da receita pode concentrar esses tipos de grãos.
Por muitos anos, então, os brasileiros consumiram as cervejas dessas indústrias, que são as maiores no país. Porém, com a popularização de outros rótulos e discussões sobre a qualidade da bebida, algumas pessoas começaram a usar a cerveja puro malte como uma referência e criticar os outros rótulos que recebiam esses adjuntos em sua composição.
Além disso, as marcas que fabricam puro malte passaram a valorizar e divulgar mais seus rótulos de cerveja puro malte. O que também estimulou a ideia de que a puro malte é a melhor cerveja.
Por que a cerveja puro malte não é a melhor?
O principal fator é a preferência, algumas pessoas preferem cervejas mais complexas, com sabores diferentes ou até com outros ingredientes, como o trigo, por exemplo.
A Lei da Pureza Alemã é uma prova disso. A lei foi criada para que a família real na Alemanha fosse a única a ter acesso às cervejas de trigo. Como esse era um ingrediente nobre, a realeza queria usar na produção de suas cervejas, pães e etc. Isso criou uma falsa ideia de que a cerveja de malte é a melhor.
O adjunto, utilizado na cerveja, também é um ingrediente que proporciona qualidade, se tiver um objetivo definido. Diferentemente das cervejas que são produzidas para atender o público de massa e utilizam alguns adjuntos apenas para dar volume na produção.
Além disso, diversos ingredientes são adicionados para um objetivo específico, como o açúcar para aumentar o teor alcoólico, o milho para adicionar corpo e assim por diante.
A qualidade da cerveja não está diretamente relacionada com o malte, mas sim com toda a sua produção e os objetivos de inserção de cada ingrediente. Por esse motivo, uma cerveja puro malte não é melhor do que as cervejas com adjuntos.
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais e estimule esse debate.