Cerveja Sour ou Sour beer são ácidas ou até azedas, proporcionam refrescância e costumam ter sabores e aromas frutados. Apesar do baixo amargor que uma sour beer tem, a cerveja não é muito popular. Porém, vem conquistando o paladar dos brasileiros há alguns anos.
Produzir uma cerveja sour proporciona uma série de combinações e possibilidades para os cervejeiros, que gostam de ousar e testar. Neste artigo, você vai descobrir um pouco mais sobre a cerveja sour. Confira!
Quais são as características de uma cerveja sour?
As cervejas sour – azedas, em inglês – usam leveduras selvagens no processo de fermentação, que pode ser espontânea ou controlada. No primeiro caso, a fermentação entra em contato com as leveduras presentes no ar e o processo acontece de forma natural. No segundo caso, as leveduras são selecionadas pelo produtor e inseridas ao mosto.
Todo processo de produção das cervejas sour é arriscado, tornando-a uma bebida difícil de ser produzida. No passado, acreditava-se que a cerveja adquiria essa característica azeda por causa de uma transformação milagrosa. Não havia entendimento sobre o processo e a interferência natural que aconteciam com a bebida.
A partir do século XIX, os cervejeiros passaram a entender que o mosto fermenta de forma espontânea por causa do contato com os microrganismos presentes no ar. São as leveduras selvagens que fazem todo o trabalho.
Apesar da dificuldade em alcançar a acidez característica desse tipo de cerveja, há cada vez mais indústrias se aventurando em produzi-la. Existem no mercado algumas cervejas sour tradicionais, como as Lambic e Berliner Weisse.
As Lambic são o estilo de cerveja mais antigo em todo mundo e utilizam a fermentação natural em sua produção. Além disso, são cervejas complexas, com sabor diferente das opções populares. Uma verdadeira Lambic é difícil de ser encontrada, para garantir sua legitimidade, deve ter sido produzida nas regiões Lambeek e Pajottenland, no sudoeste da Bélgica.
Nenhuma cerveja sour é igual a outra
As cervejas sour apresentam uma gama de possibilidades e diferentes tipos podem ser encontrados. Apesar de serem azedas, a única característica em comum entre todas as cervejas é o uso de leveduras selvagens no processo de produção. Até a potência de azedo pode ser diferente de uma para outra.
A diferença acontece porque apesar de usarem leveduras selvagens, o mosto precisa entrar em contato com microrganismos que podem ser completamente diferentes dependendo do local em que estão. Há casos em que é necessário criar um ambiente propício para que os microrganismos se proliferem.
Além disso, ainda existem estilos que são diferentes porque misturam algumas cervejas com outras, transformando as duas bebidas em uma nova cerveja completamente diferente. Quer saber sobre cada um deles? Comente abaixo se você tem interesse em conhecer mais sobre esse tipo de cerveja e seus estilos. Assim poderemos produzir mais conteúdos sobre as cervejas sour.