Cervejas de guarda são armazenadas para envelherecem, assim como o vinho. Já falamos sobre o que são as cervejas de guarda e quais cervejas podem passar por esse processo, aqui no blog, e falamos sobre o envelhecimento da cerveja em barril também. Os dois artigos têm bastante informação sobre o assunto.
Hoje, vamos falar como é o processo de envelhecimento natural da cerveja, pois muitos cervejeiros têm interesse neste tema. Se esse é o seu caso, confira a seguir e aproveite o conteúdo.
Cervejas de guarda: 5 dicas para envelhecer as cervejas naturalmente
Seja paciente
Assim como com os vinhos, o processo de envelhecimento não é rápido. Pelo contrário, pode demorar um bom tempo até a sua cerveja atingir o ponto ideal. Aguardar em média seis meses para a primeira prova é o tempo mínimo indicado.
Depois de finalizar a produção da sua cerveja, separe alguns litros para passarem pelo processo de envelhecimento. Experimente a cerveja e verifique o seu sabor, se achar necessário faça anotações para comparar no futuro.
Seis meses depois, abra outra cerveja e verifique as mudanças que ocorreram. Compare com o que foi avaliado anteriormente e guarde a cerveja por mais seis meses.
Saiba envelhecer a cerveja certa
Não são todas as cervejas que ficam boas quando são envelhecidas. Algumas receitas são melhores para consumir fresca. Isso porque o lúpulo pode mudar muito de acordo com o estilo. A IPA e a Pilsen, por exemplo, vão perdendo suas características mais marcantes com o passar do tempo.
O mesmo acontece com as cervejas sazonais, criadas para datas ou momentos específicos. Em geral, esse tipo de cerveja é feito para ser apreciada fresca.
Teor alcoólico ajuda
As cervejas com teor alcoólico mais elevado envelhecem melhor. Alguns processos químicos na cerveja são interrompidos e algumas características vão melhorar com o tempo, como por exemplo o destaque para o álcool e a sua adstringência.
Entretanto, isso não é uma regra. As cervejas mais escuras ou encorpadas, por exemplo, envelhecem mesmo quando há pouco álcool.
Mantenha as cervejas em um local propício
Já falamos diversas vezes aqui no blog que o calor e a luz influenciam na oxidação da cerveja, acelerando o processo e prejudicando as características da bebida. No envelhecimento é preciso ter atenção a isso também.
As cervejas devem ser colocadas em um local longe da incidência de luz e do calor. Mantenha as garrafas em pé para diminuir a área de contato da bebida com a tampa da garrafa.
Por quanto tempo a cerveja pode ser guardada
Uma cerveja de guarda não tem validade. Para ter um melhor resultado, o ideal é manter por pelo menos 12 meses, mas depois de atingir esse prazo, não precisa se preocupar por quanto tempo mais ela vai permanecer armazenada. Só há problema se a cerveja estiver contaminada, mas isso é independente do tempo.
É importante ressaltar que uma cerveja de guarda não terá o mesmo sabor de uma cerveja que não passou pelo envelhecimento. O sabor pode mudar completamente e é exatamente isso o interessante. Faça experiências e depois compartilhe suas impressões conosco.