O blog para quem gosta
de fazer cerveja de verdade!
  • Produção
  • Curiosidades
  • Eventos
  • Harmonização
  • LOJA VIRTUAL
Menu
  • Produção
  • Curiosidades
  • Eventos
  • Harmonização
  • LOJA VIRTUAL
Home
/
Cold crash: o que é e para que serve?
  • Produção

Cold crash: o que é e para que serve?

Já falamos aqui no blog sobre a clarificação da cerveja. Esse processo é realizado quando a cerveja adquire um aspecto mais turvo e escuro, quando deveria ser mais cristalina. Outros processos também podem ser usados, como é o caso do cold crash.

Neste artigo, vamos falar sobre esse método e te orientar sobre como usá-lo em sua produção de cerveja. Entenda melhor o que é o cold crash a seguir.

O que é cold crash?

cold crash

O cold crash é a redução rápida da temperatura da cerveja depois da fermentação. Esse processo garante que as leveduras e as proteínas decantem, deixando a cerveja com um aspecto mais límpido. A redução da temperatura estimula as leveduras a sedimentar as proteínas e outros elementos que estão presentes na bebida.

Essa ação vai levar esses componentes ao fundo do fermentador, como se fosse um trub. Quando o cold crash não é feito, os sedimentos continuam flutuando na cerveja, deixando a cerveja mais turva.

Cuidados na hora de fazer o cold crash

O cold crash é um processo relativamente simples de ser feito. Entretanto, é preciso ter atenção com alguns fatores do processo, pois podem prejudicar o resultado da bebida. Veja quais são a seguir:

Controle de temperatura preciso

No cold crash a temperatura da cerveja precisa ser reduzida para valores próximos ao do congelamento de forma muito rápida. Para isso, será necessário ter um refrigerador ou uma geladeira com controle de temperatura do termostato.

Maior probabilidade de oxidar a cerveja

O cold crash aumenta o tempo em que a cerveja é mantida no refrigerador, com isso o processo de fermentação levará mais dois ou três dias. Esse adiamento aumenta as chances de a cerveja ser exposta ao oxigênio, podendo levar a oxidação da cerveja

Passo a passo para fazer o cold crash

Equipamentos necessários

Você vai precisar de um fermentador e um freezer ou geladeira com controle externo de temperatura. O fermentador deve estar sanitizado e permitir vedação total, do contrário, sua cerveja pode ser contaminada. O controlador de temperatura também deve estar funcionando bem para evitar que a temperatura caia na faixa de congelamento.

Identifique o fim da fermentação

Use equipamentos que possam te dar certeza de que o processo de fermentação já terminou. Algumas opções são o airlock, densímetro e refratômetro, eles ajudam a calcular o OF e o FG da cerveja.

Defina uma temperatura e coloque para gelar

Se estiver utilizando um fermentador, tome cuidado, pois o ar pode ser aspirado de volta para o airlock por causa da mudança de temperatura. Evite agitar o fermentador para não causar oxidação da cerveja.

Coloque o balde ou fermentador dentro da geladeira ou no freezer e defina a temperatura para esfriar a bebida até próximo do congelamento. Em geral, as temperaturas usadas vão de 1° a 3°. Mantenha a cerveja nessa faixa durante dois ou três dias.

Confira o resultado

Depois de dois ou três dias verifique se a temperatura está baixa. Há casos em que o cold crash pode virar o “chill haze”, um fenômeno que faz com que a cerveja não fique tão clara como deveria, mesmo após realizar o processo. Nesse caso, a opção é usar gelatina para remover a turbidez da bebida.

Transfira a cerveja de um recipiente para o outro

Essa etapa do processo não é obrigatória. Transferir a cerveja para outro recipiente vai separar a bebida do trub que foi gerado no processo. Além de mantê-la em um recipiente límpido para fazer a maturação.
Caso opte por realizar esse processo, tome cuidado, pois a cerveja pode entrar em contato com o oxigênio e causar a oxidação da bebida.

Carbonatação

Na hora de engarrafar a cerveja, faça o processo normalmente e deixe a cerveja descansar em temperatura ambiente para carbonatar. Em poucos dias, sua bebida estará pronta para ser degustada.

O que faz o cold crash ser mais vantajoso do que outros métodos de clarificação é que pode ser realizado com equipamentos que você já tem e utiliza normalmente. Além disso, pelo passo a passo que mostramos acima, dá para ver que é bem simples de fazer. No entanto, pode estender um pouco a finalização da sua bebida. Se você gostou dessa sugestão de clarificação e pretende aplicar, não esqueça de compartilhar sua experiência nos comentários.

AnteriorAnteriorColecionismo cervejeiro: será que você foi picado por esse mosquito?
PróximoLavagem dos grãos: qual é a melhor forma de fazer?Próximo

Veja Também

Como escolher a cerveja perfeita para cada ocasião

Como escolher a cerveja perfeita para cada ocasião

Seja uma festa de trabalho ou uma noite casual com amigos, a cerveja é sempre a escolha perfeita. Mas qual tipo de cerveja você deve

Leia mais »
Higienzação de cervejaria

A higienização na produção da cerveja artesanal

Quando se trata da higienização na produção da cerveja, a maioria das pessoas pensa que não é um trabalho necessário. No entanto, isso não é

Leia mais »

NEWSLETTER

Clique no botão de edição para alterar esse texto.

ACOMPANHE NOSSA PÁGINA

instagram

Central Brew
R. Ourinhos, 161
Mooca, São Paulo – SP
Loja virtual
www.centralbrew.com.br
Facebook Instagram
Telefone:
11 2528-7930
Whatsapp:
11 94020-3311
Desenvolvido por DNA Comunicação