O colecionismo é uma prática antiga. Os primeiros registros históricos de coleções vêm da Roma Antiga e do Egito. O faraó Tutancâmon teve sua coleção de cerâmicas finas. A nobreza da Idade Média colecionava armaduras, armas, tapetes e outros objetos adquiridos em invasões aos territórios inimigos. Os anos foram passando e diferentes tipos de coleções foram surgindo, até chegarmos ao colecionismo cervejeiro.
O colecionismo cervejeiro é uma prática comum entre os apreciadores das boas cervejas. Isso acontece porque essas pessoas gostam da experiência de provar novos rótulos e o colecionismo é uma forma de registrar quais foram as cervejas experimentadas. No entanto, há quem colecione tudo que está relacionado com cerveja. Neste artigo, você vai entender melhor sobre essa atividade e descobrir se foi picado pelo mosquito do colecionismo cervejeiro. Confira!
O que é colecionismo cervejeiro?
Colecionismo é uma atividade de lazer que envolve a guarda, organização, seleção, troca, preservação, restauração e exposição de itens que podem ser catalogados e mantidos de acordo com o interesse do colecionador. Há colecionadores de diversos tipos e nem todos realizam todas as práticas que envolvem o colecionismo. Alguns, por exemplo, podem apenas guardar e não restaurar, outros não fazem troca, e assim por diante.
O colecionador pode manter um acervo de qualquer objeto que lhe interessar. No colecionismo cervejeiro, os objetos são de cerveja ou relacionados com a bebida. O colecionismo cervejeiro, em geral, envolve:
- tampinhas metálicas;
- rótulos;
- garrafas e latas;
- barris;
- tampas de barris;
- bolachas de copo.
Entretanto, há quem mantenha a prática de colecionar tudo que envolve cerveja. Nesse caso, podemos incluir abridores de garrafas, torneiras de chopp, bolachas de chopp, bandejas, copos, taças, canecos, coolers, geladeiras, freezers, mesas e cadeiras, bonés, camisetas, aventais, porta-garrafas, porta-latas, guarda-sóis de praia, cartazes, faixas, placas luminosas e mais uma série de artigos que sejam do interesse do colecionador.
Por que colecionar itens de cerveja?
Existem diversos motivos que levam as pessoas a se tornarem um colecionador. Há casos em que a pessoa acha os artigos interessantes e quer montar um acervo com a variedade. Em outros casos, é uma forma de recordação daquela experiência vivida. Ou também, para cada artigo, há uma história a ser contada.
Além disso, há situações em que a pessoa se torna um colecionador de forma involuntária. É presenteada com tantos artigos relacionados, que acaba colecionando. Com os cervejeiros isso é bastante comum, pois quando a pessoa é uma apreciadora de cervejas e tem isso como hobby ou prática de vida, quem está ao redor acaba presenteando a pessoa com artigos de cerveja.
Como virar um colecionador de artigos de cerveja?
Se você gosta de apreciar novos rótulos não precisa de muito esforço para se tornar um colecionador. A partir de agora, comece a reunir os rótulos, garrafas ou tampinhas das cervejas. Existem quadros decorativos específicos para quem coleciona tampinhas. O colecionador vai adicionando as tampinhas dentro do quadro e elas ficam expostas.
Além disso, você pode montar uma estante com todas as garrafas e latas de cerveja que experimentar ou reunir outros itens, como os que citamos no início do artigo. Se você já tem muitos desses elementos em casa é porque o bichinho do colecionismo de cerveja já picou. Quais são os artigos que você coleciona? Compartilha conosco.