A coloração da cerveja está diretamente ligada ao seu tipo e receita. Em geral, as cervejas industrializadas apresentam corante em sua composição, mas no processo artesanal, tanto a cor, quanto o aroma são adquiridos de forma natural.
No processo artesanal, a cor da cerveja é influenciada pelos ingredientes adicionados na receita, como o malte e seu grau de torra. Algumas cervejas são mais escuras do que as outras porque os maltes são mais torrados. Além disso, outros ingredientes, como as frutas, também podem interferir na cor. Veja a seguir como é o processo que confere cor à bebida.
Como a cerveja adquire sua cor?
Cada cerveja tem sua cor característica devido ao tipo de malte utilizado em sua composição. O processo de produção do malte, também conhecido como malteamento, é feito em algumas etapas, entre elas estão a secagem e a torra do malte. Essas etapas sofrem duas reações: Millard e Caramelização.
A Caramelização é feita por meio do aquecimento do açúcar presente no malte. A Millard acontece quando o açúcar e as proteínas do malte estão sob aquecimento e formam as melanoidinas – pigmentos escuros que dão a cor e o aspecto aos alimentos cozidos ou assados.
Basicamente, nesse processo, quanto mais tempo o malte for exposto a uma determinada temperatura ou sofrer com o processo de torra, maior será a mudança em seu aspecto. Para exemplificar, basta imaginar como fica a calda de caramelo de um pudim – ou de qualquer alimento que é aquecido gradativamente -, sua cor vai escurecendo e formando um aspecto de queimado. Ou seja, os maltes escuros ou quase pretos, passaram por mais tempo de cozimento e torra.
Depois de ser moído e colocado em contato com a água, o malte transfere seu pigmento e sabor adquirido para o mosto. Os maltes mais torrados transferem mais pigmentos para o mosto, por isso são usados em menores quantidades.
Além desse processo, a cor da cerveja também é alterada durante fervura, quando acontecem mais reações de Caramelização e Millard, por causa do contato com alta temperatura do mosto.
Durante o processo, se outros ingredientes forem adicionados, como frutas e especiarias, a coloração da cerveja também será alterada.
As cores das cervejas e seus principais estilos
As cores das cervejas podem ajudar a identificar seus estilos. Durante uma explicação sobre determinada cerveja, é comum que os especialistas utilizem esse aspecto para mostrar como a bebida pode ser diferenciada. Veja a seguir qual é a cor dos principais estilos de cervejas:
- Porter: marrom
- Pilsen: amarelo palha límpido
- Witbier: dourado claro turvo
- Stout: vai do marrom escuro ao preto
- Red Ale: vai do âmbar ao cobre avermelhado
- IPA: vai do âmbar pálido e cobre avermelhado
- Weiss: vai do amarelo palha ao dourado escuro turvo
Saber o processo de formação das cores das cervejas vai ajudar a definir o tom que você quer dar para a sua bebida. Além disso, é importante destacar que se um malte foi torrado a ponto de deixar a cerveja mais escura, esse fator também vai influenciar em seu sabor. Por isso, tome cuidado na hora da produção.