A produção artesanal de cerveja permite uma grande variação de receitas, com combinações que proporcionam sabor, cor, corpo e aroma diversificados. No início, o cervejeiro quer testar o máximo de receitas disponíveis – e que já foram testadas, para aprender o processo e se sentir seguro até criar a própria receita de cerveja.
Ultrapassado esse estágio e com mais confiança na execução de cada etapa, como o cervejeiro pode criar sua própria receita de cerveja? O que deve considerar nesse processo e como combinar os elementos para ter sucesso? Neste artigo, vamos mostrar o que você precisa saber para criar sua própria receita de cerveja. Confira!
5 passos para criar a sua receita de cerveja
1. Defina um estilo ou característica
O estilo da cerveja vai direcionar quais são os ingredientes que ela precisa ter. Da mesma forma que uma característica que você deseja destacar. Por exemplo, se a cerveja terá sabor de café ou chocolate, vai precisar de um tipo de malte específico.
Utilize os guias de estilo da Beer Judge Certification Program (BJCP) e da Brewers Association (BA), os mais utilizados no mundo todo, para entender melhor sobre os estilos e como são compostos.
2. Escolha os ingredientes
Com a definição do estilo, você saberá quais são os ingredientes base para formar a sua cerveja. Cada estilo conta com insumos específicos para a sua produção.
Além disso, depois de conhecer sobre as cervejas e ter degustado algumas opções, você saberá se prefere sabores mais frutados, amargos etc. Assim, poderá definir se sua cerveja contará com outras especiarias.
3. Selecione os lúpulos e suas quantidades
Os lúpulos proporcionam características diferentes para as cervejas. Saber como cada tipo influencia na produção e no resultado da bebida vai te ajudar a escolher a melhor opção.
Avalie as características de aroma, sabor e IBU que você deseja proporcionar à sua cerveja e, com base nessas informações, defina o lúpulo.
4. Escolha as leveduras
A fermentação é um dos processos mais importantes na produção da cerveja, por isso a escolha da levedura deve ser criteriosa. Para fazer uma escolha correta, algumas informações são importantes.
Defina qual o tempo de duração da fermentação, se vai fazer fermentação secundária, o tempo de permanência em cada temperatura, se vai fazer dry hopping etc. Lembre-se de que essas informações definem o tipo de cerveja que você deseja produzir.
5. Faça o cálculo dos insumos
Depois de definir os ingredientes, você terá que listar a quantidade de insumos que vai precisar, com medidas e volumes. Esse processo pode ser mais difícil do que a definição dos ingredientes, pois nesse segundo caso, basta estudar sobre os estilos e o papel de cada insumo.
O cálculo dos insumos deve ser preciso. Alguns cervejeiros utilizam sistemas específicos para esse processo. O sistema faz a compilação, o armazenamento e integração de dados, facilitando o manuseio e reunindo as informações necessárias para criar receitas de cervejas. Um sistema como esse ajuda o cervejeiro a:
- Criar receitas do zero, usando ingredientes pré-cadastrados no sistema ou cadastrados pelo próprio usuário;
- Calcula parâmetros em tempo real, como cor, IBU, entre outros;
- Fornece instruções da na hora da brassagem;
- Cria estimativas de quantidade de amargor, densidade e teor alcoólico da bebida;
- Ajuda no cálculo de leveduras necessárias para a fermentação;
- Apresenta um inventário de estoque para precisar o custo de sua cerveja.
O sistema mais utilizado entre os cervejeiros brasileiros é o Beer Smith. Você pode utilizá-lo para adicionar as informações sobre a criação da sua receita e ele te ajudará durante a produção. Faça o teste, crie sua receita e depois compartilhe a experiência conosco.