Começar a produzir cerveja artesanal causa muitas dúvidas nos cervejeiros. Dominar o teor alcoólico da cerveja está entre as principais questões que permeiam a vida do aprendiz de cervejeiro. Para ter o domínio sobre o teor alcoólico da cerveja e produzir receitas no ponto ideal, é preciso saber algumas informações.
Neste artigo, vamos explicar o que você precisa saber para dominar o teor alcoólico da cerveja. Continue a leitura e entenda melhor!
O que vai proporcionar o teor alcoólico na cerveja?
O que causa o teor alcoólico na cerveja é a relação de quantos açúcares fermentáveis são efetivamente fermentados pelas leveduras. O consumo de açúcares fermentáveis pelas leveduras vai proporcionar o teor alcoólico na cerveja.
Para que isso seja alcançado, antes, é preciso garantir que alguns processos sejam bem executados. A seguir, você vai ver quais são e como ajudam a dominar o teor alcoólico da cerveja.
Fermentação
Uma boa fermentação é fazer com que as leveduras consumam todos os açúcares fermentáveis que estão disponíveis para elas. Com uma boa fermentação é possível ter um controle maior do teor alcoólico da sua cerveja.
O que pode prejudicar esse processo é quando a fermentação é feita em uma temperatura mais baixa, a taxa de inóculo está mais baixa e falte oxigênio, a fermentação acontece em um tempo maior. Dependendo da cepa de leveduras, isso pode causar uma decantação mais rápida e, assim, as leveduras não conseguem consumir todos os açúcares fermentáveis que deveriam.
Mosturação
Antes de tudo isso que falamos no processo de fermentação, é preciso garantir que o mosto esteja fermentável. Ou seja, durante o processo de mosturação, é preciso acertar a fermentabilidade do mosto. As rampas de temperatura devem ser feitas de acordo com o que foi previsto na receita.
Isso vai permitir que o mosto alcance a proporção correta de açúcares fermentáveis e não fermentáveis, assim como previsto na receita.
Eficiência do sistema
Poderíamos listar cada uma das etapas aqui como importantes para quem quer dominar o teor alcoólico da cerveja. Afinal, todas são unicamente fundamentais, mas destacamos processos críticos acima e agora vamos falar de eficiência como um todo.
A eficiência do sistema é fundamental, pois antes mesmo de preparar o mosto é preciso garantir que ele tenha uma densidade inicial e um volume específico, assim como previsto na receita.
Isso vai garantir que a fermentação ocorra com o volume alcoólico previsto desde o início. Por isso, é preciso fazer o controle de perdas e o cálculo da quantidade de água adequada e o controle de perdas durante todo o processo para acertar o volume, acertar a densidade inicial, a fermentabilidade e para garantir uma boa fermentação.
Esses são os quatro fatores principais que vão garantir que você domine o processo e consiga controlar o teor alcoólico da cerveja.
Gostou desse artigo? Compartilhe-o nas redes sociais e ajude outros cervejeiros a dominarem o teor alcoólico da cerveja.