O envase é o último processo da produção de cerveja artesanal e exige, além de alguns cuidados, a escolha correta do recipiente. A embalagem onde a cerveja será armazenada pode influenciar em seu resultado. Escolher a garrafa para cerveja artesanal é tão importante quanto se atentar aos outros processos.
Para te ajudar com essa tarefa, neste artigo explicaremos sobre os modelos de garrafa para cerveja artesanal, bem como outros recipientes. Dessa forma, você poderá escolher a melhor opção para a sua bebida. Confira!
4 dicas para escolher a garrafa para cerveja artesanal
Para cervejeiros experientes
O embarrilamento é o armazenamento da cerveja em barris. Em geral, é utilizado por cervejeiros que já têm experiência no envaze com garrafas. O interessante do método é que permite o armazenamento de uma grande quantidade de cerveja de uma única vez, com isso há menos trabalho e a cerveja pode ser consumida enquanto está no barril.
Esse processo, porém, tende a ser mais custoso do que o envaze em garrafa, por exemplo. Os barris novos são caros e comprar um usado exige muito cuidado, além da limpeza que deve ser feita de forma minuciosa antes de utilizá-lo.
Além disso, é preciso estar sempre atento com relação às borrachas de vedação. Ao sinal de ressecamento ou rachadura, deverão ser trocadas. Para quem não é experiente, recomenda-se ter os cuidados que mostraremos a seguir.
Proteja a cerveja da luz
Ao expor a cerveja na luz suas características podem ser prejudicadas. Isso acontece porque o lúpulo libera o isohumulone, um iso-alfa-ácido – elemento responsável por causar um amargor excessivo e desagradável em algumas cervejas. O sabor recebe o nome de “light-struck” e chega a ser comparado com o cheiro de um gambá, de tão ruim.
Por esse motivo que muitas garrafas de cerveja são escuras, em geral na cor âmbar. O âmbar é uma cor utilizada também nas embalagens de outros alimentos, pois protege-os da luz, tanto do sol quanto da iluminação artificial.
Você deve estar se perguntando, “mas e as garrafas verdes”?
Esse tipo de coloração não bloqueia totalmente os raios luminosos, porém não é um fator que prejudica o tipo de cerveja que as utiliza. Pelo contrário, algumas cervejarias aproveitam essa interferência para incorporar ao sabor do produto.
Use o tamanho estrategicamente
O tamanho da garrafa não é por acaso, as cervejarias utilizam diversos formatos como estratégia e você também pode aproveitá-los em sua produção. A começar pelo gargalo, existem modelos que são desenvolvidos para criar mais espuma quando a bebida está sendo servida.
O tipo de consumo também é avaliado nesses casos. As cervejas Pilsen, por exemplo, costumam ser apreciadas em rodas de amigos. Por esse motivo, suas embalagens são maiores. As cervejas que são apreciadas individualmente costumam ser envasadas em embalagens menores. Dessa forma, não perdem suas propriedades de sabor, corpo e aroma, mesmo quando ficam abertas por mais tempo.
Como escolher o material correto
Você já deve ter percebido que é muito difícil encontrar cervejas envasadas em garrafas ou outros recipientes plásticos. Esse tipo de material não é livre de sabor e não é impenetrável. Ou seja, o plástico absorve o sabor do líquido e outras substâncias e pode dispensar alguns de seus componentes na bebida. Além disso, costuma ter aberturas microscópicas que permitem a entrada de ar ou a saída do gás.
Nesses casos, o vidro é a melhor opção. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as latas também são ótimos recipientes para a cerveja. Esse material é livre de sabores, impede completamente a passagem de luz, consegue conservar as propriedades sensoriais e é impenetrável.
Por outro lado, o envasamento em lata é restrito aos grandes produtores, pois a tecnologia necessária para esse processo exige um alto investimento. Impossível de ser mantido por produtores caseiros ou pequenos.
Com isso, o envaze em garrafa acaba sendo a única opção viável. Na hora de escolher as suas garrafas, pense para qual tipo de consumo pretende armazená-las. Se o objetivo é consumir individualmente, recomenda-se o uso de garrafas menores. Se você produz para consumir com os amigos, invista em modelos maiores.
Ficou com alguma dúvida sobre o envaze? Compartilhe nos comentários abaixo.