A fermentação é um dos processos mais importantes da produção de cerveja. Como muitos cervejeiros costumam dizer “é onde acontece a mágica”. O fermento age praticamente sozinho, mas para alcançar o resultado esperado, é preciso escolher o tipo certo.
Escolher o fermento para a cerveja parece algo simples, quando não se leva em consideração que cada tipo interfere de uma forma no processo. Conhecendo as opções, você fará escolhas mais acertadas para a produção da sua cerveja. Neste artigo, vamos te ajudar a escolher o fermento para produzir a sua cerveja. Confira!
Leveduras usadas na fermentação da cerveja
Já falamos sobre as leveduras, seus tipos e como elas influenciam na fermentação da cerveja. As leveduras podem ser divididas em cepas ou linhagens e cada uma delas se adapta melhor a um tipo de cerveja.
Na hora de comprar as leveduras, é preciso saber quais características você quer que a sua cerveja adquira. Com base nessa informação, poderá escolher a levedura mais adequada.
Veja a seguir, quais aspectos são importantes para a sua cerveja e como as leveduras podem ajudar a defini-los. Confira!
Como escolher o fermento para a cerveja?
Atenuação
A atenuação está relacionada com a capacidade que o fermento tem de transformar o açúcar em álcool e CO2. Isso quer dizer que o fermento pode deixar a cerveja com mais ou menos açúcares residuais.
Floculação
As leveduras se aglutinam e se separam do mosto depois de um tempo em contato com ele. Esse processo é chamado de floculação, que pode ser de forma rápida, média ou demorada. Quando a floculação é alta, a levedura se aglutina com rapidez, com isso também fica menos tempo suspensa no mosto.
As leveduras com menos capacidade de floculação ficam mais tempo suspensas e, consequentemente, terão uma atenuação menor. O resultado disso são cervejas mais turvas.
Tolerância ao álcool
A tolerância da levedura em relação ao álcool influencia no teor alcoólico da bebida. Se uma levedura é pouco tolerante ao álcool, a cerveja também terá essa característica. Quando o objetivo é produzir uma bebida com alto teor de álcool, a levedura deve ter alta tolerância ao álcool.
Perfil sensorial
O perfil sensorial está relacionado com a família da cerveja. Para a produção de cervejas Ale, deve-se escolher leveduras que tenham esse perfil sensorial.
Temperatura
A faixa de temperatura, assim como o perfil sensorial, também é influenciada pela família da cerveja.
Escolhi o fermento errado, e agora?
Você comprou todos os ingredientes e já tem a receita da cerveja que deseja produzir, mas depois de ler este texto percebeu que o fermento escolhido não atende as características da cerveja. E agora? Isso não é um problema grave.
Pode produzir a cerveja com o fermento que você adquiriu, o resultado será uma cerveja com características diferentes do que o esperado, mas o fermento não vai estragar a sua bebida. Se você preferir comprar o fermento adequado, acesse o site da Central Brew e faça o seu pedido. Você vai receber os seus pedidos com rapidez e na sua casa.