Investir em uma cervejaria artesanal pode ser um grande negócio, já que o Brasil está entre os países que mais consomem cerveja, a competitividade entre estes estabelecimentos ainda é moderada e trata-se de um produto que não depende da sazonalidade, ou seja, não há escassez de matérias-primas em algumas épocas do ano, nem baixa no consumo.
O importante é saber administrar corretamente a cervejaria artesanal, garantindo vida longa ao estabelecimento, além de criar um produto que ofereça qualidade e, se possível, um diferencial em relação às marcas já consolidadas no mercado.
E aí, tem planos de abrir sua própria cervejaria artesanal e nem sabe por onde começar? Então confira as dicas que separamos para te ajudar a planejar todas as etapas!
Planejamento inicial: estude o mercado
Esta é uma regra que qualquer empreendedor deve seguir, não somente quem planeja abrir uma cervejaria artesanal. Estudar todas as especificações do mercado que pretende adentrar é uma forma de realizar os melhores investimentos e evitar surpresas desagradáveis no futuro.
A partir desse passo, você saberá quais localidades combinam a alta demanda à baixa concorrência, qual a quantidade de fornecedores com disponibilidade imediata na região, qual a facilidade de acesso ao local da cervejaria artesanal, quais as especificações legais do município, entre outros.
Garanta a melhor infraestrutura para a cervejaria artesanal
Mesmo que a produção não seja muito grande, a cervejaria artesanal ainda é um tipo de fábrica, portanto, deve ficar um pouco mais afastada de áreas residenciais, além de contar com espaço o suficiente para todas as etapas da produção da cerveja, e facilidade de manuseio para todos os serviços que acompanham, incluindo o descarte de resíduos de matérias-primas.
Antes de escolher a localidade da cervejaria artesanal, deve-se analisar a infraestrutura por completo, por exemplo, é imprescindível que haja encanamentos e eletricidade de qualidade, além de espaço o suficiente para os equipamentos, para o estoque, para atender às necessidades dos funcionários, para os escritórios administrativos e para abrigar os meios de transporte.
Caso a cervejaria artesanal possua uma loja ou um bar interno, o espaço destinado aos materiais, áreas de serviço, móveis, eletros e equipamentos próprios também devem ser colocados na conta. Neste caso, também é essencial que o proprietário tenha licença para operar um estabelecimento multifuncional.
Atente-se aos processos jurídicos
Para que a cervejaria artesanal possa começar a operar, é necessário que seja realizada a formalização do estabelecimento. O primeiro passo é contratar uma empresa especializada em contabilidade, que auxiliará em todos os processos referentes à abertura de novas empresas e na aquisição de um CNPJ.
Dentre as burocracias que serão exigidas para a formalização da cervejaria artesanal estão: a autorização do corpo de bombeiros, o alvará de funcionamento fornecido pela prefeitura, a liberação da licença ambiental e a liberação da vigilância sanitária. Além disso, as receitas de cada cerveja devem ser aprovadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Adquira os equipamentos corretos
Uma cervejaria artesanal exige equipamentos próprios para a produção, além de embalagens e rótulos para o envase. Mesmo sendo difícil indicar uma lista de materiais corretos, quando sabemos que cada estabelecimento possui suas particularidades, os equipamentos indispensáveis para qualquer microcervejaria são:
- moinho;
- caldeira de mostura e caldeira de fervura;
- tina de filtro;
- tanque de água quente;
- tanque de glicol;
- misturador de água quente/fria;
- plataforma de serviço;
- trocador de calor;
- aerador de mosto;
- painel de comando;
- tanque de fermentação e maturação;
- tanque de pressão e serviço;
- bomba para trasfega;
- barris.
Analise as matérias-primas e os fornecedores
É até redundante dizer que a qualidade da matéria-prima utilizada na fabricação da cerveja (como malte, lúpulo e levedura) influencia indiretamente na qualidade do produto final. Antes de fechar parcerias com os fornecedores para a cervejaria artesanal, analise se trabalham com bons produtos, se respeitam todas as normas sanitárias e se costumam respeitar os prazos de entrega. Estas informações são até mais importantes que o orçamento.
Selecione bem a equipe da cervejaria artesanal
Por fim, o pessoal que trabalhará no processo de produção da cerveja, na operação das máquinas, nos serviços gerais realizados dentro da cervejaria artesanal, no atendimento ao cliente e nas áreas administrativas devem ser devidamente treinados e estarem sempre motivados, afinal, contribuem diretamente na reputação do estabelecimento e qualidade do produto final.
Invista em uma boa divulgação
Chegou a hora da divulgação da cervejaria artesanal. Não adianta nada investir em um produto de qualidade se ninguém souber que ele existe, não é mesmo? Para melhorar a visibilidade do estabelecimento e do produto, confira nossas dicas para fazer a divulgação da sua cerveja artesanal!