A degustação de cervejas artesanais é capaz de transportar os participantes por uma viagem sensorial, que começa na audição, com o som da garrafa ou da lata abrindo; passa pela visão, onde é analisada a coloração da bebida, corpo da espuma e transparência; pelo olfato, quando os aromas característicos são identificados; e pelo paladar, onde é reconhecido o sabor marcante da bebida
Ficou com saudade de participar de uma degustação de cervejas com os amigos? Então comece a organizar um evento na sua própria casa, basta seguir todos os protocolos de segurança e de distanciamento social e se atentar às dicas que separamos para te ajudar com todos os detalhes.
Prepare o local da degustação de cervejas
O local onde a degustação de cervejas será realizada deverá estar adequado para a ocasião. Para isso, é importante não exagerar na formalidade, a fim de trazer um clima de descontração, e contar com uma geladeira próxima, regulada na temperatura média exigida por cada cerveja escolhida.
No momento da preparação da degustação de cervejas, é importante que todos os participantes não tenham ingerido qualquer tipo de álcool nas últimas 12 horas, para que os sentidos estejam mais receptivos aos estímulos. Também é importante que não haja no ambiente qualquer interferência no olfato e paladar, como cigarros ou perfumes com odores muito fortes.
Existe um copo correto para cada tipo de cerveja
A escolha do copo correto influencia diretamente no sabor e no aroma da bebida, portanto, o ideal é ter todas as opções disponíveis. Caso não seja possível investir em todos os tipos de copos específicos, é recomendado ter, pelo menos, os três modelos a seguir:
- Pint ou half pint: são copos que possuem a base mais estreita e a boca um pouco mais larga, excelentes para a degustação de cervejas inglesas e americanas, como as pale ales, Porters, Stouts e IPAs.
- Weiss: são copos grandes o suficiente para caber todo o conteúdo da garrafa, com base estreita e a boca larga, utilizadas na degustação de cervejas de trigo alemãs.
- Lager: é uma taça muito parecida com a Weiss, porém, possui menor capacidade, uma base estreita, o meio bem largo e a boca um pouco mais estreita, ideal para a degustação de cervejas Pilsen e Lager.
É importante lembrar que, durante a degustação de cervejas, todos os copos devem ser transparentes, estar completamente limpos, sem odores e em temperatura ambiente, nunca gelados, como muitos acreditam ser a forma correta.
Limpe o paladar entre uma cerveja e outra
A sequência ideal em uma degustação de cervejas vai daquela que possui um sabor e aroma mais fraco, como a witbier, até as cervejas mais fortes e encorpadas, como a IPA. É recomendado que cervejas mais adocicadas, como a Stout, sejam consumidas por último, como seria feito com uma sobremesa.
Para ajudar a limpar o paladar, é interessante consumir alimentos gordurosos, pães, bolachas de água e sal ou queijos durante a degustação de cervejas, pois impedem que o sabor de uma bebida interfira na outra, sem cansar o paladar.
Para escolher quais cervejas estarão presentes no seu evento de degustação, conheça a nossa série especial sobre estilos de cerveja!