O blog para quem gosta
de fazer cerveja de verdade!
  • Produção
  • Curiosidades
  • Eventos
  • Harmonização
  • LOJA VIRTUAL
Menu
  • Produção
  • Curiosidades
  • Eventos
  • Harmonização
  • LOJA VIRTUAL
Home
/
Conheça as 10 cervejarias mais antigas do mundo
  • Curiosidades

Conheça as 10 cervejarias mais antigas do mundo

A cerveja é uma bebida produzida e consumida há milhões de anos. A notícia mais antiga que se tem sobre a produção ou consumo da bebida se refere a 2600 e 2350 a.C. Com isso, não é estranho despertar a curiosidade de quais são as cervejas mais antigas do mundo.

Imaginar que existem receitas milenares e que ainda é possível degustá-las é um sonho que, provavelmente, todo cervejeiro deve ter. Para te ajudar a encontrar esses rótulos antigos, preparamos uma lista com as 10 cervejarias mais antigas do mundo. Confira a nossa seleção e aproveite para experimentá-las.

Cervejarias mais antigas do mundo: conheça 10 rótulos

1. Weihenstephan Brewery

Weihenstephan Brewery

A cervejaria Weihenstephan Brewery é a mais antiga em funcionamento. Fundada em 1040, na Baviera, Alemanha, por monges beneditos, a cervejaria foi restaurada após as guerras medievais.

A Weihenstephan está localizada próxima da maior área de plantio de lúpulo do mundo, o que favorece a manutenção da cervejaria e a produção de suas cervejas.

As cervejas começaram a ser fabricadas nos anos 800 e vendidas só 1040. Hoje, a cervejaria é propriedade do estado alemão (Cervejaria Bávara Estatal), onde funciona o Centro de Ensino de Tecnologia de Cervejaria da Universidade Técnica de Munique, fomentando pesquisa e ensino.

2. Weltenburg Abbey Brewery

Weltenburg Abbey Brewery

Com dez anos de diferença da primeira da lista, a Weltenburg também foi fundada na Alemanha, em Kelheim, no ano de 1050. No mesmo local, havia um mosteiro, que levava o mesmo nome da cervejaria, fundado em 617. As cervejas da Weltenburg Abbey são produzidas até hoje.

3. Bolten Brewery

Bolten Brewery

A cervejaria mais antiga que produz o estilo Altbier é a Bolten Brewery. Fundada em 1266, a marca foi criada em Korschenbroich.

4. Privatbrauerei Gaffel Becker & CO

Privatbrauerei Gaffel Becker & CO

Essa cervejaria foi fundada em Cologne, na Alemanha, no ano de 1302. Sua produção foi interrompida devido a guerras, mas atualmente, a Gaffelestá entre os 10 maiores fabricantes de barris de cerveja da Alemanha.

5. Augustiner-Bräu

Augustiner-Bräu

A cervejaria Augustiner-Bräu foi criada em 1328, em Munique, na Alemanha, por um mosteiro agostiniano. Naquela época, eram os próprios monges que produziam a cerveja, depois consumiam uma parte e vendiam o que sobrava. A Augustiner-Bräu é a cervejaria mais antiga de Munique, ainda em atividade.

6. Hubertus Brewery

Hubertus Brewery

Hubertus Brewery foi fundada próximo a Laa an der Thaya, na Áustria, em 1454.
A criação do logo da cerveja tem uma história curiosa. Em torno do símbolo, presente nos rótulos, há o seguinte texto: “veado de St. Hubertus”. O título se refere a um sonho, que o bispo medieval, St. Hubertus, disse ter tido. De acordo com o bisco, ele perseguia um veado ou cervo.

Quando o animal se virou, o bispo percebeu um crucifixo entre os chifres do animal e ouviu uma voz dizendo: “Hubert, a menos que tu volte para o Senhor, e siga uma vida santa, tu rapidamente irá para o inferno”. Hubert respondeu: “Senhor, que queres que eu faça?” Ele recebeu a resposta: “Vá procurar o Bispo Lambert, e ele irá instruí-lo”.

7. Stiegl Brewery

Stiegl Brewery

A cervejaria surgiu em Salzbur, na Áustria, em 1492. A cerveja foi bastante apreciada por Wolfgang Amadeus Mozart em seus momentos de lazer.

8. Grolsch Brewery

Grolsch Brewery

Foi criada em 1615, em Groenlo, na Holanda. A cervejaria é famosa por produzir a larger mais famosa da região, a Grolsch.

9. Smithwick’s Brewery

Smithwick's Brewery

Criada em Kilkenny, na Irlanda, no ano de 1710. A cervejaria é conhecida como “Superior Irish Ale”, produzida por mais de 300 anos.

10. St. James’ Gate Brewery

St. James' Gate Brewery

Surgiu em Dublin, na Irlanda, em 1759. Foi a falência e depois foi adquirida por Arthur Guinness, em um contrato de arrendamento de 9 mil anos. Atualmente, é a casa da Guinness, a cerveja que tem 13 milhões de litros consumidos só no St. Patrick`s Day.

Você já experimentou algum desses rótulos? Compartilhe sua experiência conosco.

AnteriorAnteriorFermento para a cerveja: líquido ou seco?
Próximo8 dicas para aproveitar um festival de cervejaPróximo

Veja Também

Como escolher a cerveja perfeita para cada ocasião

Como escolher a cerveja perfeita para cada ocasião

Seja uma festa de trabalho ou uma noite casual com amigos, a cerveja é sempre a escolha perfeita. Mas qual tipo de cerveja você deve

Leia mais »
Higienzação de cervejaria

A higienização na produção da cerveja artesanal

Quando se trata da higienização na produção da cerveja, a maioria das pessoas pensa que não é um trabalho necessário. No entanto, isso não é

Leia mais »

NEWSLETTER

Clique no botão de edição para alterar esse texto.

ACOMPANHE NOSSA PÁGINA

instagram

Central Brew
R. Ourinhos, 161
Mooca, São Paulo – SP
Loja virtual
www.centralbrew.com.br
Facebook Instagram
Telefone:
11 2528-7930
Whatsapp:
11 94020-3311
Desenvolvido por DNA Comunicação