Cerveja contaminada é uma tragédia. Não há o que fazer quando a bebida se contamina, toda sua receita estará perdida e você terá que começar novamente. A contaminação na cerveja pode acontecer por diferentes fatores. Conhecê-los vai te ajudar a evitar que todo seu trabalho seja prejudicado.
Neste artigo, vamos falar sobre os problemas que podem causar a contaminação na cerveja. Quem sabe assim conseguimos te ajudar a evitar que esse tipo de situação aconteça. Aproveite a leitura!
Como perceber que a minha cerveja foi contaminada?
Perceber que a cerveja está contaminada não é um grande desafio. Na verdade, assim como com a comida, os seus sentidos são os maiores aliados na avaliação da qualidade do que será ingerido, seja cerveja ou qualquer outra substância.
Aroma
O cheiro da cerveja é o primeiro fator que pode indicar uma contaminação. No entanto, o aroma pode variar, de acordo com o que causou a contaminação, como uma levedura selvagem ou bactéria, por exemplo.
Você pode sentir um aroma mais ácido, como vinagre, ou azedo, mas não para por aí. Dependendo do nível da contaminação, o cheiro pode ser ainda pior, como ovo podre, esgoto, vômito etc. O cheiro de uma cerveja contaminada sempre será forte e diferente do processo natural, como durante uma fermentação, que você já está acostumado.
Sabor
Em caso de suspeita de uma contaminação na cerveja, você pode experimentar. Provavelmente, o sabor será ácido ou azedo. Apresentar sabor semelhante ao do vinagre é bastante característico em cervejas que estão contaminadas.
Estética
Você vai perceber que a sua cerveja está contaminada ao ver uma película branca formada por cima do líquido no balde fermentador. Não é a película que se forma no início da fermentação. Essa característica é comum, mas se após a fermentação a película permanece e as outras características de aroma e sabor também são percebidas, é porque sua cerveja está contaminada.
O que pode causar a contaminação na cerveja?
O principal fator que pode contaminar a sua cerveja é a falta de higiene e sanitização dos equipamentos na hora da produção. A limpeza adequada é fundamental para garantir sucesso no final de sua produção.
Outros fatores, como insumos estragados ou bactérias que entram em contato com o líquido depois da fermentação, também podem causar a contaminação na cerveja.
6 dicas para evitar a contaminação na cerveja
A contaminação pode ser evitada se você tomar alguns cuidados. Veja quais são:
- Sanitize bem todos os equipamentos usados na produção da cerveja;
- Mantenha as garrafas ou latas em ambientes secos, longe de agentes químicos como cloro, produtos químicos ou de limpeza;
- Feche bem as panelas de produção após a fermentação para evitar que qualquer substância entre em contato com a cerveja;
- Limpe os recipientes (latas e garrafas) assim que comprá-los. Lave com água e neutro;
- Depois de colocar sua cerveja nas garrafas, guarde-as no escuro para evitar a oxidação dos lúpulos provocada pela luz;
- Armazene as garrafas sempre de pé. Isso vai impedir o contato do líquido com a tampinha metálica e diminuir a área de contato da cerveja com o oxigênio.
Caso a sua cerveja se contamine, por algum motivo, infelizmente você não terá como salvá-la. Descarte todo líquido e lave bem os equipamentos antes de produzir uma nova cerveja.
Você já teve a experiência de ter a cerveja contaminada? Compartilhe com nossos leitores nos comentários abaixo.