O blog para quem gosta
de fazer cerveja de verdade!
  • Produção
  • Curiosidades
  • Eventos
  • Harmonização
  • LOJA VIRTUAL
Menu
  • Produção
  • Curiosidades
  • Eventos
  • Harmonização
  • LOJA VIRTUAL
Home
/
Densímetro: o que é, para que serve e como usar
  • Produção

Densímetro: o que é, para que serve e como usar

Na produção de cerveja artesanal,alguns equipamentos são fundamentais para o processo. O densímetro é um deles. Esse recurso é utilizado para medir a densidade de um líquido, como a água presente na cerveja ou do álcool, por exemplo.

Aprender a usar esse material corretamente vai entregar valores necessários para a sua produção artesanal, ajudando a obter o resultado esperado. Entenda melhor, a seguir, o que é o densímetro, para que serve e como usar corretamente. Confira!

O que é e para que serve o densímetro?

densímetro

O densímetro de massa específica, ou simplesmente densímetro, é um aparelho para medir densidades. O recurso pode ser usado na medição de diferentes tipos de massas. Na produção de cerveja é usado para medir a água, o mosto, o álcool etc.

Esse equipamento pode ser usado para medir a concentração de açúcares no mosto. Dessa forma, você consegue saber a densidade original do mosto (Original Gravity – OG), além da atenuação dos açúcares causada pelas leveduras e a densidade final (Final Gravity – FG) ao terminar a fermentação.

Estruturalmente, o densímetro é bastante parecido com um termômetro. Também é feito de vidro e conta com uma haste estreita no meio com chumbo, que ajuda em sua flutuação. O vidro conta com uma escala que indica qual a densidade exata da medição e o aparelho é calibrado para um nível de pressão e temperatura específicos, com base na pressão do nível do mar.

Quando o densímetro não está com a sua faixa calibrada corretamente, sua precisão pode ser afetada, prejudicando a medição. Nesse caso, será necessário recalibrar ou comprar um novo aparelho.

Como usar o densímetro corretamente?

Como pode ver, o densímetro pode ser usado para obter a densidade da água, do mosto, do álcool etc. Para chegar aos números corretos, é preciso saber como usar o equipamento corretamente.

O mosto deve ser colocado em um recipiente suficientemente profundo para que o densímetro seja mergulhado completamente. O recipiente mais utilizado é a proveta. Seu tamanho vai depender do tamanho do densímetro.

Coloque o mosto dentro da projeta, verifique a temperatura do mosto e coloque o densímetro dentro do líquido. Aguarde até que o equipamento pare de oscilar. Quando o aparelho estabilizar e ficar completamente parado, verifique em qual linha está posicionado, o valor da sua densidade relativa (Specific Gravity – SG).

Como fazer uma leitura precisa

Alguns cervejeiros reclamam da falta de precisão da medição. Para evitar dúvidas, a leitura deve ser precisa. A proveta deve ser colocada em uma superfície plana, não mexa mais no recipiente. Em seguida, coloque o densímetro e gire-o levemente para ajudá-lo a centralizar.

Na hora da verificação, alinhe o seu olhar com o nível do mosto e veja a marcação atingida. Isso vai permitir que você veja a densidade com maior assertividade.

AnteriorAnteriorDrinks com cerveja: veja 6 opções que levam a bebida
Próximo5 respostas para as suas dúvidas sobre cervejaPróximo

Veja Também

Como escolher a cerveja perfeita para cada ocasião

Como escolher a cerveja perfeita para cada ocasião

Seja uma festa de trabalho ou uma noite casual com amigos, a cerveja é sempre a escolha perfeita. Mas qual tipo de cerveja você deve

Leia mais »
Higienzação de cervejaria

A higienização na produção da cerveja artesanal

Quando se trata da higienização na produção da cerveja, a maioria das pessoas pensa que não é um trabalho necessário. No entanto, isso não é

Leia mais »

NEWSLETTER

Clique no botão de edição para alterar esse texto.

ACOMPANHE NOSSA PÁGINA

instagram

Central Brew
R. Ourinhos, 161
Mooca, São Paulo – SP
Loja virtual
www.centralbrew.com.br
Facebook Instagram
Telefone:
11 2528-7930
Whatsapp:
11 94020-3311
Desenvolvido por DNA Comunicação