A quantidade de álcool presente na cerveja influencia em alguns aspectos da bebida. O álcool tem o objetivo de estabilizar a cerveja e evitar a propagação de microorganismos que podem prejudicá-la, causando off-flavors.
Ter uma quantidade maior de álcool por volume de cerveja também ajuda a conservar a bebida por mais tempo e influencia em sua percepção de amargor. Ou seja, o álcool é fundamental para a produção da bebida. Porém, não é um elemento que é adicionado, é produzido no processo de fermentação. Neste artigo, vamos explicar esse processo e como você pode calcular a quantidade de álcool na cerveja. Confira!
Como adicionar o álcool na cerveja artesanal?
No processo de fermentação, as leveduras consomem os açúcares presentes no mosto e os transformam em CO2 e álcool. Em um processo natural, onde há baixa concentração de açúcar e oxigenação adequada, as leveduras produzem água. Para fazer com que produzam álcool, é preciso aumentar a quantidade de açúcar no mosto e diminuir ou cortar o oxigênio, mas há um limite.
A produção do álcool começa a tornar o ambiente tóxico para as leveduras, com isso seu volume acaba sendo limitado e não é possível aumentar muito. Por esse motivo, cervejas que contém teor alcoólico altíssimo passam por um outro processo após a fermentação. Nesse processo secundário, as cervejas são congeladas, isso aumenta sua densidade e, após o gelo ser removido, aumenta a concentração do álcool na cerveja.
Como calcular a quantidade de cerveja na bebida
A medida mais utilizada para calcular a quantidade de cerveja na bebida é o ABV (alcohol by volume – álcool por volume). No Brasil, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que supervisiona a análise, também utiliza esse método. Nele, mede-se a densidade da bebida. O cálculo leva em consideração a massa e o volume da cerveja.
Uma bebida com densidade alta tem menos álcool, uma bebida com densidade baixa tem mais álcool. Existem alguns recursos que ajudam nessa medição, para evitar que a análise seja alterada por causa da temperatura, deve ser feita sempre a 20° C. Veja a seguir alguns métodos para fazer a medição.
- Densímetro: o nível do mosto em contato com o aparelho mostra a densidade da bebida. O densímetro pode ser encontrado em dois tamanhos. Um deles mede a densidade da água de 1.000 até 1.100 e conta com uma proveta de 250 ml. O outro densímetro mede a densidade da água de 1.000 até 1.060 e conta com uma proveta de 100ml. Depois de fazer a medição, descarte o mosto ou o volume de cerveja utilizado para evitar contaminação.
- Refratômetro: o equipamento usa uma quantidade de cerveja bem menor para fazer a medição. Poucas gotas são necessárias. No refratômetro, a medida é feita em Brix, nos densímetros tradicionais a medida é em Gravity. Para transformar a medida Gravity para Brix, multiplique o valor de Brix por quatro e some por 1.000. Você pode adquirir todos os equipamentos no site da Central Brew.
Compartilhe conosco, você já fez a medição do álcool na sua cerveja? Como foi a sua experiência, gostaria de passar alguma dica? Deixe nos comentários.