Você já se perguntou qual é a diferença entre cerveja artesanal e industrial? Como já mencionamos em artigos anteriores, a cerveja é um tipo de bebida alcoólica feita a partir de malte fermentado e lúpulo.
A bebida é feita por fermentação, sendo formada por água, álcool, malte, lúpulo, leveduras e fermento. Em algumas partes do mundo, a cerveja é considerada um alimento básico que é consumido há milhares de anos.
A bebida pode ser uma parte importante da nossa dieta porque nos proporciona muitos benefícios para a saúde, tais como:
- Uma fonte de proteína
- Fonte de vitaminas do complexo B
- Ajuda a prevenir doenças cardíacas
- Ajuda a baixar a pressão arterial
Mas será que são todas as cervejas que trazem esses benefícios? Vale destacar que existem diferentes formas de fabricação de cervejas que, ao mesmo tempo, contam com ingredientes extras diferentes.
Afinal, qual é a diferença entre cerveja artesanal e industrial? É o que a gente vai explicar neste nosso novo conteúdo. Confira o artigo e saiba mais.
Diferença entre cerveja artesanal e industrial
Cerveja artesanal é um termo usado para descrever as cervejas produzidas por pequenas cervejarias, de maneira mais manual e com cuidado maior aos detalhes. Por outro lado, a cerveja industrial refere-se a cervejas produzidas por cervejarias de grande porte e em escala industrial, o que acaba tirando um pouco do cuidado manual na fabricação.
A cerveja artesanal é feita com técnicas tradicionais de fabricação de cerveja e ingredientes como cevada, lúpulo, fermento e água. Enquanto a industrial usa uma combinação de diferentes tipos de maltes e grãos, além de uma variedade de aditivos, como xarope de milho ou xarope de arroz. O processo de fabricação de cerveja artesanal também pode incluir o envelhecimento da cerveja em barris de carvalho por um longo período de tempo.
No mercado atual, a valorização da cerveja artesanal acontece principalmente por conta desses detalhes da fabricação manual, indo desde a escolha de cada ingrediente até o controle maior na produção.
Assim, o método artesanal é feito com alto nível de criatividade e cuidado. Uma cerveja artesanal pode ser fabricada com muitos ingredientes diferentes, chegando até a usar frutas em algumas ocasiões.
Também é importante destacar que as cervejas artesanais tendem a ser mais saborosas do que suas contrapartes industriais porque usam ingredientes mais naturais, como cevada maltada, lúpulo, fermento, água e frutas adicionadas durante o processo de fermentação.
Como produzir uma cerveja artesanal de qualidade?
A questão do que faz uma cerveja artesanal de qualidade é complicada. Muitos são os fatores que contribuem para a qualidade de uma cerveja: desde os ingredientes utilizados até o processo de fabricação da cerveja.
Alguns cervejeiros insistem que você precisa usar certos ingredientes, como lúpulo e fermento, enquanto outros acreditam que é tudo sobre a água usada para a fabricação de cerveja.
A melhor maneira de você criar sua bebida perfeita é entender suas preferências e gostos pessoais e, em seguida, brincar com diferentes receitas até encontrar uma que se adapte ao seu paladar. Se você é novo em cervejas artesanais, há muitos recursos online onde você pode descobrir mais sobre sua história e tendências para começar a fazer sua própria cerveja em casa.
Nós podemos te ajudar a fazer a sua cerveja artesanal
Agora que você já sabe a diferença entre cerveja artesanal e industrial, que tal começar a investir na produção da sua cerveja artesanal com a nossa ajuda? Até porque, o ideal é optar por uma loja confiável, que ofereça produtos de alta qualidade. Não sabe onde encontrar isso?
A loja virtual Central Brew, empresa de insumos para cervejas artesanais, está no mercado para te ajudar oferecendo os melhores kits de insumos para produção de cervejas artesanais. Entre em contato conosco e saiba mais.