O blog para quem gosta
de fazer cerveja de verdade!
  • Produção
  • Curiosidades
  • Eventos
  • Harmonização
  • LOJA VIRTUAL
Menu
  • Produção
  • Curiosidades
  • Eventos
  • Harmonização
  • LOJA VIRTUAL
Home
/
DMS: o que é e por que você deve evitar
  • Produção

DMS: o que é e por que você deve evitar

Recentemente, falamos sobre os off-flavors que podem se desenvolver na sua cerveja, prejudicando o sabor, aroma e cor da bebida. Entre os principais, estão o DMS. Um composto que está presente em todas as cervejas e pode causar sabor e aroma de vegetais cozidos.

Algumas ações ajudam a eliminar ou reduzir a potência dessa substância na cerveja. Neste artigo, vamos mostrar o que causa esse efeito e quais são as formas de evitar. Confira!

O que é DMS?

DMS o que é e por que você deve evitar

O dimetilsulfureto (DMS) é um composto sulfúrico originário do componente químico SMM (S-Methil-Methionina) presente no malte. O DMS se manifesta a partir do aquecimento do malte. Por isso, toda cerveja apresenta DMS. O composto também pode se formar a partir da contaminação da bebida.

Sua presença proporciona sabor ou aroma de vegetais cozidos à bebida, como milho ou repolho. Em cervejas escuras, o composto pode causar até um aroma de frutos do mar na bebida.

Entretanto, em alguns estilos de cerveja, O DMS é um composto bem-vindo. Caso o seu desejo não seja proporcionar essas características para a sua cerveja, saiba que é possível evitar que o DMS prejudique sua produção.

Como o DMS se desenvolve?

O S-metil-metionina (SMM) é a enzima responsável pela formação do DMS. A substância está presente em maltes claros ou com alto teor de proteína e atua de duas maneiras para formar o DMS:

  • a primeira é durante a malteação, quando o ar quente entra em contato com o cereal, para secá-lo. Assim o SMM é transformado em DMS;
  • a segunda é quando o mosto é fervido.

Como podem perceber é o aquecimento que promove o desenvolvimento do DMS. Além disso, outros fatores também podem influenciar na manifestação do composto. Veja quais são:

  • maltes que têm alto teor de SMM (presente em estilos como Lager ou Pilsen);
  • malte armazenado em locais quentes ou úmidos aumentam os níveis de SMM;
    mosto fervido com baixa intensidade e por tempo insuficiente ou com a panela tampada – isso impede que o DMS evapore;
  • resfriamento do mosto após a fervura demorado (o DMS continua sendo produzido);
  • leveduras selvagens aumentam a concentração de DMS;
  • mosto resfriado contaminado por bactérias Gram-negativas, em especial Zymomonas;
  • início da fermentação, após o resfriamento do mosto, demorado (o atraso aumenta a proliferação de bactérias);
  • pH com baixa diminuição na fermentação. As bactérias se multiplicam quando o pH é maior do que 4,5.

O SMM não tem cheiro, o aroma de vegetais cozidos passa a ser formado quando a enzima se transforma em DMS. Uma das vantagens do DMS é a sua volatilidade, que permite que o off-flavor seja eliminado.

Como evitar ou eliminar o DMS da cerveja

As cervejas mais claras são as que estão mais suscetíveis ao desenvolvimento de DMS. A alta torrefação dos maltes usados em cervejas escuras elimina as características causadas pelo DMS naturalmente. Por isso, cervejas Pilsen ou Lager exigem atenção e cuidado redobrado. Veja como evitar ou eliminar o DMS da sua cerveja:

Invista em uma boa fervura

Ao submeter o líquido a um processo de fervura com alta temperatura, o SMM é facilmente eliminado. Com isso, a DMS não conseguirá se desenvolver. Durante esse processo, mantenha a tampa da panela aberta para que o composto possa evaporar. Ferva o mosto por pelo menos uma hora. Maltes Lager ou Pilsen devem ser fervidos por uma hora e meia.

Faça Whirlpool e resfriamento

Deixe o mosto descansar por 15 minutos e faça o resfriamento durante a transferência para o fermentador. O ideal é fazer o resfriamento a uma temperatura abaixo de 50°. Evite manter o mosto quente por longos períodos, pois isso facilita a hidrolise residual do SSM em DMS.

Não retire a espuma proteica da fervura

Especialistas afirmam que a vaporização do DMS é mais ativa quando a espuma da fervura ainda está presente. Manter a espuma proteica formada durante a fervura vai ajudar a eliminar o DMS.

Cuidado com os equipamentos

Evite usar fermentadores cônicos fechados. Esse tipo de equipamento gera mais DMS do que os fermentadores abertos.

Atenção para o malte

Sempre que possível, diminua ou evite maltes com níveis elevados de SMM. O insumo deve ser armazenado de forma adequada, longe da umidade e do calor.

Além disso, garanta uma sanitização adequada, pois a falta de higiene no processo pode ajudar no desenvolvimento do DMS e até prejudicar toda sua produção.

Preparado para eliminar os sabores e aromas indesejados da sua cerveja? Aplique as nossas dicas e compartilhe sua experiência conosco.

AnteriorAnteriorConheças as cervejas mais caras do mundo
PróximoPresentes para cervejeiro: 9 ideias para comprar no NatalPróximo

Veja Também

Como escolher a cerveja perfeita para cada ocasião

Como escolher a cerveja perfeita para cada ocasião

Seja uma festa de trabalho ou uma noite casual com amigos, a cerveja é sempre a escolha perfeita. Mas qual tipo de cerveja você deve

Leia mais »
Higienzação de cervejaria

A higienização na produção da cerveja artesanal

Quando se trata da higienização na produção da cerveja, a maioria das pessoas pensa que não é um trabalho necessário. No entanto, isso não é

Leia mais »

NEWSLETTER

Clique no botão de edição para alterar esse texto.

ACOMPANHE NOSSA PÁGINA

instagram

Central Brew
R. Ourinhos, 161
Mooca, São Paulo – SP
Loja virtual
www.centralbrew.com.br
Facebook Instagram
Telefone:
11 2528-7930
Whatsapp:
11 94020-3311
Desenvolvido por DNA Comunicação