A fermentação é um dos processos mais importantes da produção de cerveja. Quem acompanha o nosso blog já está cansado de saber isso. No entanto, nem sempre o cervejeiro vai conseguir ter total controle sobre essa etapa. Alguns fatores podem influenciar no processo, podendo prejudicá-lo ou causar alguns problemas, como entupimento do airlock.
O airlock é um recurso fundamental para a fermentação, mas que precisa ser acompanhado de perto. Caso contrário, situações desagradáveis, como seu entupimento, podem acontecer. Algumas dicas, entretanto, podem te ajudar a evitar que problemas como esse aconteçam. Veja a seguir!
O que é e para que serve o airlock?
Airlock é um equipamento que ajuda a eliminar o gás carbônico formado pelo mosto durante a fermentação. Essa espécie de válvula é usada para impedir que o ar contaminado entre no fermentador e tenha contato com o mosto. O equipamento é fundamental para evitar a contaminação e a oxidação da cerveja.
Apesar de ser muito necessário e cumprir bem com o seu papel, o cervejeiro não pode confiar sua fermentação apenas a este recurso. Isso porque, é bastante comum que o cervejeiro acompanhe o fim da fermentação pela reação do airlock. Quando a válvula para de borbulhar, entende que o processo acabou.
Seguir essa lógica é um erro, pois o que define se a fermentação terminou é a atenuação do mosto. A densidade do mosto permanece a mesma por um ou dos dias, quando a fermentação foi finalizada.
Além disso, com o airlock, sua fermentação pode ser prejudicada por entupimentos e vazamentos. Um airlock é uma ótima ferramenta para controle do ar, mas não deve ser a única usada na fermentação.
Como evitar vazamentos e entupimentos de airlock?
Se você já sofreu um vazamento e quer evitar que aconteça novamente ou se já ouviu relatos de quem viveu isso, a dica básica é garantir uma boa vedação. Antes de começar o processo, faça um teste no airlock. Aperte bem a tampa do fermentador, mas devagar e observe se sai bolhas. Esse teste vai mostrar como está a vedação do balde e funcionamento do airlock.
Outra opção é substituir o airlock por um equipamento diferente, como o blow off. Essa ferramenta simples, é formada por uma mangueira. Uma de suas pontas é conectada ao fermentador e a outra é colocada em uma garrafa ou outro recipiente com uma solução sanitizante (álcool 70 ou iodofor). É possível usar água, mas o risco de contaminação é maior.
Caso não encontre o equipamento, é fácil montar um. Basta comprar uma mangueira com o mesmo diâmetro da abertura do fermentador ou adaptá-la a uma tampa de vedação no fermentador.
O blow off permite que o gás carbônico saia mais rápido e com uma vazão maior, evitando que krausen saia do balde fermentador e diminuindo os riscos de acidente e contaminação.
Quando usar o blow off no lugar do airlock?
Apesar de ser uma solução viável, principalmente pelo baixo custo, não é sempre que o blow off pode substituir o airlock. Em algumas situações, a melhor opção é seguir com o tradicional. Veja quando você pode usar o blow off:
- o espaço entre o mosto e a tampa do fermentador é muito pequeno;
- na produção de cerveja com alto teor alcóolico (OG +1.060), pois a fermentação é mais “pesada”;
- no uso de cepas de leveduras de trigo ou leveduras belgas, pois são mais agressivas e na fermentação;
- fermentação em temperaturas mais altas ou em temperatura ambiente (25 graus);
- com fermentadores grandes. O airlock pode sair com um fluxo pequeno.
Preparado para o teste? Faça a sua próxima fermentação com as dicas deste conteúdo e depois comenta aqui como foi a experiência.