O envelhecimento de cerveja em barril é uma técnica milenar que pode influenciar em diferentes aspectos da bebida, como sabor e aroma, por exemplo. Entretanto, é um processo que exige um conhecimento mais avançado na produção de cerveja, além de uma certa experiência.
Fazer o envelhecimento de cerveja em barril logo nas primeiras produções podem não dar muito certo. Neste artigo, vamos explicar como essa técnica funciona para que você possa conhecer e se familiarizar. Confira!
Como o envelhecimento de cerveja em barril acontece?
Esse processo não é novo. Pelo contrário, no passado, toda cerveja era maturada em barris de madeira. Com o passar dos anos e a evolução dos equipamentos, bem como dos processos, a prática foi sendo deixada de lado. Entretanto, muitos cervejeiros ainda preferem usar esse método, por causa dos benefícios que proporciona para o resultado da bebida.
A maturação da cerveja pode ser feita de duas formas:
- barrel aged: envelhecimento em barris;
- wood aged: envelhecimento com pedaços e lascas de madeira no líquido.
Os dois processos usam a madeira como principal elemento e têm o objetivo de extrair as características da madeira para adicioná-los na bebida.
O envelhecimento da cerveja voltou a ser feito, por causa dos benefícios que a madeira proporciona para a bebida, tornando-a mais complexa.
As influências da madeira na cerveja
Alguns aspectos podem potencializar a ação da madeira na cerveja. A oxigenação, por exemplo, se for controlada, pode proporcionar aromas e sabores desejados para a bebida. O controle certo da temperatura pode acentuar os aromas da bebida ou desenvolver as leveduras desejadas.
A maturação acontece ao mesmo tempo em que os organismos se desenvolvem. Além disso, quanto maior for o contato da cerveja com a madeira, mais rápido os perfis aromáticos desejados vão se desenvolver.
4 madeiras que são usadas no envelhecimento da cerveja
O envelhecimento da cerveja é feito em diferentes regiões do mundo. Isso faz com que a variação de tipos de madeira utilizados no processo seja diversa. Entretanto, alguns tipos são os mais comuns. Veja quais são a seguir e quais características proporcionam:
Carvalho
Existem diferentes tipos de carvalho e cada um influencia de uma forma.
- carvalho francês: é aromático, pode proporcionar aroma de canela, caramelo ou chocolate;
- carvalho americano: seus aromas são doces, como baunilha e coco;
- carvalho húngaro: essa árvore proporciona características variadas, que podem ir de aromas mais suaves, como os de frutas, aos médicos, como baunilha e os mais intensos, como caramelo e avelã.
Amburana
É a madeira originária da cerejeira e proporciona um sabor característico para a bebida, com forte presença de baunilha.
Bálsamo
O Bálsamo é um tipo de madeira mais utilizado para envelhecer destilados, mas também pode ser usado para maturar cervejas. A principal característica que proporciona é o aroma de amêndoas com notas de canela.
Castanheira
A castanheira confere aromas mais suaves para a cerveja, como de frutas ou folhas secas.
O processo de maturação em barril depende de um determinado tempo para que a cerveja comece a adquirir os aromas e sabores desejados. Quer saber mais sobre esse assunto? Deixe um comentário abaixo.