As especiarias na cerveja são usadas para dar uma característica diferenciada para a bebida. Existe uma série de especiarias que podem ser colocadas na cerveja para deixá-la com uma característica que você aprecia ou até personalizá-la.
Já falamos aqui no blog sobre como você pode adicionar especiarias em sua cerveja e hoje vamos falar sobre os tipos de especiarias e quais são seus efeitos na bebida. Confira!
9 tipos de especiarias na cerveja e seus efeitos
Quando falamos em especiarias, não limitamos apenas a temperos. Podemos incluir frutas e outros adjuntos que também influenciam no resultado da cerveja, proporcionam mudanças ou potencializam seu sabor. Por isso, a seguir, você verá uma lista que inclui frutas e até flores. Acompanhe.
Banana
Existem cervejas com diversas frutas e a banana é uma delas. A adição dessa fruta na bebida proporciona um sabor mais adocicado e um aroma frutado bastante forte e característico. Isso quer dizer que sua cerveja terá o aspecto bem marcante da fruta. Se o objetivo é ter um frutado mais suave, é melhor optar por outro tipo de fruta.
Damasco
O damasco é uma fruta fina que proporciona sabor leve e refrescante para a bebida.
Gengibre
A raiz é mais comumente utilizada em bebidas destiladas, mas também pode compor a receita de uma cerveja. Seu uso proporciona um aroma e sabor mais refrescante e leve amargor para a bebida.
Noz-moscada
A noz-moscada é uma especiaria que proporciona um sabor e aroma levemente apimentado para a cerveja.
Trigo
O trigo é o ingrediente principal na produção de muitas cervejas, como as do tipo Weiss, por exemplo. Entretanto, o ingrediente também pode ser adicionado como uma especiaria. Nesse caso, o sabor da bebida fica leve, refrescante e bastante semelhante ao pão ou biscoitos.
Ervas
Ervas como o mate, camomila, coentro entre outras também podem ser usadas para personalizar a sua cerveja. Nesse caso, a bebida apresentará um aroma e sabor com notas de chá.
Pimenta
Para quem gosta de bebidas quentes e apimentadas, a pimenta é a especiaria que você deve adicionar à sua cerveja. Esse ingrediente pode ser combinado com outros adjuntos, mas tenha atenção na hora de fazer a mistura para não prejudicar o sabor.
Café
Além de proporcionar uma cor mais escura para a cerveja, o café ajuda a tornar o sabor mais forte e presente. A quantidade de café utilizado vai determinar a intensidade do sabor. Algumas pessoas preferem a presença do café, sem interferir muito no gosto da bebida.
Chocolate
O chocolate pode proporcionar dulçor ou amargor para a cerveja, vai depender do tipo e da quantidade adicionada à cerveja. Há de se considerar também as variações do chocolate, como tradicional ou branco.
O chocolate também influencia na cor e corpo da cerveja, deixando-a mais escura, com mais corpo e intensidade.
Outras especiarias podem ser adicionadas à cerveja, além do malte, lúpulo, levedura e água. Antes de começar a fazer suas adições, recomendamos um estudo aprofundado sobre cada especiaria ou ingrediente. Isso evitará sabores indesejados ou diferentes do esperado. Você gostaria que produzíssemos um guia como esse? Deixe um comentário abaixo!