Dezembro é o mês que muitas pessoas viajam. Para quem é cervejeiro, é uma ótima oportunidade de experimentar novos rótulos de cerveja. O problema é que tem sempre um rótulo ou outro que o cervejeiro quer levar para casa ou para presentear um amigo.
Tem também quem não é cervejeiro, mas tem um na família e adoraria levar uma cerveja diferente para presenteá-lo. A grande dúvida que surge nesses momentos é como viajar com cerveja na mala? As companhias aéreas têm várias restrições com relação ao transporte de alguns objetos. Mas saiba que é possível trazer a sua cerveja especial para casa. Neste artigo, vamos mostrar como. Confira!
Como viajar com cerveja dentro da mala: o que diz a legislação
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) é responsável pelas determinações que regem o transporte de passageiros e cargas. Para ter segurança no envio da sua cerveja, o ideal é seguir o que determina o órgão, entretanto, algumas companhias aéreas são mais flexíveis com algumas regras. Saiba mais a seguir!
Determinação da Anac
confira os artigos perigosos que podem ser transportados em bagagem despachada ou de mão, sem necessidade de aprovação prévia: – Bebidas alcoólicas, perfumes e colônias, desde que a capacidade de cada recipiente não exceda 0,5 litro/quilo e que a quantidade máxima por passageiro não ultrapasse 5 litros. – Informação disponível no site do órgão.
De acordo com o texto, não é possível transportar garrafas de 600ml em nenhum tipo de bagagem. O passageiro pode levar apenas 500ml por embalagem (garrafa ou lata). No total das bagagens (de mão ou despachada) é permitido transportar até 5 litros.
Como cada companhia aérea opera nos voos nacionais
Azul
É permitido transportar embalagens de até 1 litro e no máximo 5 litros por passageiro. Cada bebida deve ter teor alcoólico de no máximo 70% por volume. As embalagens podem ser transportadas na bagagem de mão.
Para as bagagens despachadas, as restrições são as mesmas das bagagens de mão, mas a empresa se reserva o direito de recursar o transporte da bebida. Caso a embalagem sofra alguma violação durante o voo, o líquido pode causar estragos em outras bagagens ou na própria aeronave.
Gol
Menores de 18 anos não podem embarcar com bebidas alcoólicas. Cervejas podem ser transportadas na bagagem de mão ou na bagagem despachada. O transporte só é permitido se as bebidas foram industrializadas, armazenadas em embalagem adequada e lacradas pelo fornecedor.
O despacho da bebida é feito mediante autorização do passageiro. A Gol se isenta de qualquer dano sofrido na embalagem. O peso da bebida também será descontado da franquia de bagagem despachada.
Latam
A LATAM Airlines Brasil segue a legislação em vigor de cada país onde opera. O Brasil, são as determinações da Anac. Entretanto, na saída de bebidas do Brasil para outros países, é permitido o limite de 1 litro por garrafa em bagagens despachadas.
Como cada companhia aérea opera nos voos internacionais
Os voos internacionais também são regulamentados de acordo com o país de origem, ou seja, quando o passageiro está voltando para o Brasil. Em geral, o passageiro pode trazer na bagagem despachada uma no máximo 100 ml por embalagem e um total de 1 litro por passageiro. Ou seja, latinhas de cerveja não são permitidas na mochila, apenas na bagagem despachada.
A Receita Federal determina um limite de 12 litros de bebida alcoólica por passageiro. Isso inclui bebidas compradas no duty free de outros países, mas não restringe as compras feitas no duty free dentro dos aeroportos brasileiros. Além disso, a Receita Federal configura o transporte de mais de 10 itens iguais do mesmo produto como importação e cobra impostos definidos pela aduana brasileira. Veja a seguir como cada empresa aérea que opera no Brasil opera:
American Airlines: a legislação americana permite o transporte de cervejas na bagagem despachada. A bebida não pode ter mais de 24% de álcool.
Avianca
Vale as mesmas regras dos voos domésticos para as bagagens despachadas. Para as bagagens de mão o passageiro deve seguir os limites internacionais. A cerveja deve ser industrializada, rotulada e com lacre original de fábrica. Os recipientes devem ser bem acomodados e é obrigatório o uso de saco de proteção.
Azul
Para as bagagens de mão há restrição de líquidos transportados, de embalagens com no máximo 100ml, sendo um total de 1 litro por passageiro. As regras para as bagagens despachadas são as mesmas dos voos nacionais.
Latam
Segue as recomendações e legislação em vigor de cada país onde opera. As informações detalhadas podem ser consultadas no site da empresa.
Além disso, nenhuma companhia aérea permite o consumo de bebidas alcoólicas dentro do voo. Sabemos que você está ansioso para apreciar a sua cerveja, mas como isso não é permitido, melhor comprar a bebida sem gelo e não a colocar para gelar. Do contrário, você pode estragar a bebida.
Achou esse artigo interessante? Compartilhe com os seus amigos. Quem sabe eles não se animam e trazem uma cerveja de presente para você?